> Canais > Ambiente > Ambiente 2013 > Rede europeia de unidades turísticas com energia eficiente e renovável premeia unidades em Almada
Share |
Enviar a um(a) amigo(a)E-mail      ImprimirImprimir      FavoritosFavoritos      Adicionar comentárioComentários

• 19-03-2013 •
Ambiente
por AGENEAL
(Agência Municipal de Energia de Almada)


Rede europeia de unidades turísticas com energia eficiente e renovável premeia unidades em Almada


O projeto europeu RELACS - Renewable energies for tourist Accommodation buildings, financiado pela Comissão Europeia através do programa Intelligent Energy Europe, e que pretende incentivar a execução de medidas de utilização racional de energia e de utilização de energias renováveis em unidades hoteleiras ou similares, encontra-se na sua fase final.


Ao longo dos últimos três anos foi estabelecida uma rede de hotéis com uma marca diferenciadora e que se destacam pelo seu empenho em melhorar o desempenho energético. Neste momento, no conjunto das 11 regiões que participam no projeto existem já cerca de 200 hotéis aderentes, ultrapassando largamente a meta do projeto que era de 110 hotéis.

 

O trabalho desenvolvido em Almada pela AGENEAL juntou, na rede RELACS, nove unidades hoteleiras, ou seja, mais de metade das unidades de alojamento existentes no município. Foram desenvolvidos alguns produtos como o catálogo europeu de boas práticas, o “Guia para Edifícios de Alojamento Turístico Energeticamente Sustentáveis”, encontrando-se finalizada a brochura de divulgação da rede em Almada. O projeto assegurou ainda auditorias energéticas a quatro unidades de alojamento, definição de medidas de EE/ER aplicáveis em cada unidade, uma linha de apoio técnico aos hotéis aderentes (com especial enfoque no apoio à mudança de comercializador) e ações de formação e sensibilização para gestores e pessoal. Foram também dinamizadas visitas técnicas a hotéis de referência em Portugal e no estrangeiro.

 

Os resultados da avaliação destacam o Centro de Lazer de São João da Caparica como vencedor do prémio em Almada. Este resultado deriva sobretudo da solução de aquecimento de água através de painéis solares preconizada para esta instalação que tem grande impacto na redução do consumo de energia final e de gases com efeito de estufa.

 

O prémio internacional, entregue na Feira Internacional de Turismo de Berlim, foi atribuído ao Sonia Village Hotel, uma unidade grega que conseguiu reduções de consumos de energia perto dos 40% investindo em tecnologias altamente eficientes (categoria A+++) para climatização, substituição da iluminação incandescente para lâmpadas economizadoras e introdução de painéis solares para aquecimento de água e produção de eletricidade.


AGENEAL - 19-03-2013 14:17

Share |
Enviar a um(a) amigo(a)E-mail      ImprimirImprimir      FavoritosFavoritos      Adicionar comentárioComentários

Veja também...

Novo Ano

Campanha de recolha de Óleo Alimentar Usado – Projeto RecOil

Distribuição dos sedimentos nas zonas da costa litoral portuguesa e mecanismos de proteção ecológica das zonas litorais

Plano de Atividades 2014

Mercado de Natal Amigo da Terra 2013