> Canais > Meio Rural > Meio Rural 2013 > Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Um convite aos seus sentidos.
Share |
Enviar a um(a) amigo(a)E-mail      ImprimirImprimir      FavoritosFavoritos      Adicionar comentárioComentários

• 17-06-2013 •
Meio Rural
por Rota de Vinhos
(Península de Setúbal)


Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Um convite aos seus sentidos.


A Península de Setúbal surpreende o mais distraído dos visitantes... É um território que permite partir à descoberta utilizando os cinco sentidos. Saborear o melhor da gastronomia; ouvir os pedaços de histórias que os monumentos contam; tocar nas faianças, nos barros; ver o rio, a serra, o casario rural, os palácios e cheirar as vinhas que dão origem a néctares de eleição...


O enoturismo na Península de Setúbal é assim... as adegas, as vinhas e os lugares estão intimamente relacionados com o vinho, perdurando nas raízes das gentes e nas memórias das gerações, como forma de manter viva a tradição vitivinícola nesta região com séculos de história, onde os recursos naturais, culturais, arquitectónicos se harmonizam com os espaços.

 

Assim, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal existe como associação privada sem fins lucrativos, para promover o enoturismo e valorizar os vinhos e produtos regionais da Península de Setúbal.

 

Esta Associação é vocacionada para a promoção de oferta enoturística, através da organização de actividades e percursos de visita, com o objectivo de proporcionar oferta turística diferenciadora.

 

As experiências são diversificadas, desde as visitas às adegas com provas de vinho, passando por cursos de vinhos, concertos nas adegas, pic nic nas vinhas ou actividades como apanha da uva ou pisa a pé, o objectivo é proporcionar momentos agradáveis a todos os que visitam a região. O melhor exemplo será sem dúvida os cruzeiros enoturísticos no rio Sado! Realizados pela primeira vez em 2011, os cruzeiros regressam este ano com saídas semanais entre Junho e Setembro. Cada cruzeiro é dedicado a uma adega da Península de Setúbal, contando com provas de vinhos a bordo comentadas pelo enológo e degustações de produtos regionais. A complementar, a observação de golfinhos, música com DJ e boa disposição são ingredientes para um final de tarde perfeito!

 

De âmbito regional, coincidente com o distrito de Setúbal, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal tem actualmente 25 associados, entre adegas, restauração, alojamento e instituições públicas e privadas, que assumem uma relação de parceria com base na existência dos elementos diferenciadores da Península de Setúbal. Como por exemplo, no Moscatel de Setúbal, vinho generoso ex-libris da região; as dimensões e ofertas diversificadas das adegas, desde provas de vinhos ou almoços barbecue; a magnifica localização geográfica e as excelente acessibilidades com a capital; e por último, a existência da Casa Mãe da Rota de Vinhos, como centro agregador todo o projeto.

 

Localizada no coração da vila de Palmela, a Casa Mãe da Rota de Vinhos é uma antiga adega reconvertida em ponto de informação enoturística, central de reservas e loja de vinhos e produtos regionais.

 

Para além de os vinhos serem a preço de adega, na Casa Mãe da Rota de Vinhos é possível adquirir e degustar o melhor desta região vinícola. Os frutados vinhos brancos, os jovens rosés, os encorpados tintos castelão e os afamados Moscatéis de Setúbal, passando pelos espumantes, aguardentes e licorosos. A Casa Mãe da Rota de Vinhos tem ainda para oferecer uma diversidade de produtos regionais de qualidade, como uma variedade de pastéis e bolos deliciosos, compotas e geleias de frutas, manteiga de ovelha e queijo de Azeitão, mel e chás biológicos. Conheça os menus de degustação e delicie-se no renovado espaço exterior, a esplanada wine lounge que proporciona um agradável local de lazer.

 

Percorra uma região privilegiada e descubra esta terra de vinhos! Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Um convite aos seus sentidos.

 

Informações:

Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Casa Mãe da Rota de Vinhos, Largo de S. João Batista

2950-248 Palmela

Telefone: 212 334 398

E-mail: info@rotavinhospsetubal.com

Localização GPS: N 38º 34' 17,9'' O - 8º 54' 09,10''

Horário de funcionamento: De 2ª feira a sábado, 10h-19h. Domingo, 13h-19h. Encerra aos feriados.

www.rotavinhospsetubal.com


Rota de Vinhos - 17-06-2013 11:32

Share |
Enviar a um(a) amigo(a)E-mail      ImprimirImprimir      FavoritosFavoritos      Adicionar comentárioComentários

Veja também...

Este Natal ofereça uma região em sabores!

Sons do vinho: Provar, ouvir, conhecer...

Dia Europeu do Enoturismo

Sons do vinho

Sivipa – Sociedade Vinícola de Palmela