> Notícias > Distrito de Setúbal tem 23 praias com “qualidade de ouro”
Share |
Enviar a um(a) amigo(a)E-mail      ImprimirImprimir      FavoritosFavoritos      Adicionar comentárioComentários

Distrito de Setúbal tem 23 praias com “qualidade de ouro”


Distrito de Setúbal tem 23 praias com “qualidade de ouro”

A um dia do início da época balnear, a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) anuncia que o distrito de Setúbal tem 23 praias com "qualidade de ouro", ou seja, com "água boa". A "qualidade da água, a bandeira azul, a erosão nas zonas costeiras" são alguns dos parâmetros analisados na água das e que "pesam na atribuição ou não da qualidade água", refere o vice-presidente da Quercus, Luís Galrão.


A classificação é atribuída pelo Instituto da Água, ao abrigo de legislação nacional e comunitária, e com base nela a Quercus escolhe as praias com "qualidade de ouro". O objectivo da associação ambientalista é "realçar as garantias das praias", que ao longo dos últimos cinco anos, apresentaram "sistematicamente uma boa qualidade de água". No entender de Francisco Ferreira, da Quercus, esta regularidade "é muito importante para uma maior fiabilidade". Ficaram de fora desta análise as zonas balneares "com menos de cinco anos" e as que "só resolveram os problemas da poluição, recentemente". A Quercus está preocupada pelo facto das zonas balneares interiores "continuarem com problemas".

 

O concelho do distrito de Setúbal que apresenta o maior número de praias com qualidade de ouro "é o concelho de Almada, com dez praias", situando-se mesmo "em terceiro lugar, a nível nacional". As praias das Acácias, Acácias Norte, Acácias Sul, Fonte da Telha, Medos Sul, S. João da Caparica, S. João da Caparica Sul, Terras da Costa, Terras da Costa Sul e Vila da Costa "são as dez praias do concelho de Almada com qualidade de ouro", atribuída pela Quercus.

 

No distrito de Setúbal, "a praia de Albarquel é a que tem mais problemas", mas, este ano, "está melhor", por isso "vai continuar aberta", disse ao "Setúbal na Rede", Francisco Ferreira. As acessibilidades também "são factores que prejudicam as praias", como são os casos da vila de Sesimbra, Setúbal e Costa de Caparica. Outra das preocupações da associação "é a praia de Tróia, junto ao cais dos ferry-boats", onde "não existe informação nenhuma para os banhistas", como também "não tem nadador salvador", alerta Francisco Ferreira.

 

A Quercus pretende que, "todas as semanas, sejam feitas análises em todas as zonas balneares", já que, em muitos casos, algumas "são somente feitas quinzenalmente", refere Francisco Ferreira. Outro dos alertas da associação é para que "todas as análises sejam feitas em laboratórios certificados, em termos de qualidade", avisa o vice-presidente da Quercus, Luís Galrão.

 

Relativamente às restantes praias do distrito com "qualidade de ouro", o concelho de Santiago do Cacém regista duas praias nesta situação, a Costa de Santo André e a Fonte do Cortiço. Os concelhos de Sesimbra (Praia do Meco) e Setúbal (Portinho da Arrábida) apresentam, cada um, somente uma praia que registou boa qualidade da água nos últimos cinco anos. No concelho de Grândola são nove as praias com qualidade de ouro, nomeadamente, as praias de Melides, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé - Fontainhas, Tróia - Galé, Tróia - Bico das Lulas, Tróia - Mar e Tróia - Rio.

 

No passado mês de Setembro, a Quercus apresentou uma lista com as praias que, entre 1993 e 2003, registaram sempre qualidade boa nas análises feitas à água. O distrito de Setúbal apresentava nove praias nestas condições, ou seja, com "qualidade de ouro". Quando, este ano, a lista diz respeito às praias com qualidade de água boa nos últimos cinco anos, este número sobe para 23, de acordo com a Quercus.


Paula Mateus - 31-05-2004 13:17

Share |
Enviar a um(a) amigo(a)E-mail      ImprimirImprimir      FavoritosFavoritos      Adicionar comentárioComentários

Artigos Relacionados...

CDS quer saber quando avança acesso alternativo a Praias do Sado

Ordenamento do território no litoral do distrito de Setúbal

Arrábida: um património fundamental para o Turismo da região

Os meses de Julho e Agosto

Centenas de voluntários participaram na “Setúbal Mais Bonita”



Veja também...

Sesimbra, Setúbal e Palmela recusam pagar alojamento a médicos

Voluntários combatem espécies invasoras na Mata da Machada

Enfermeiros contra decisões do Hospital de Barreiro e Montijo

Seixal Graffiti promove arte urbana e alarga âmbito

Concelhos do distrito de Setúbal demoram a pagar a fornecedores