[ Edição Nº 01 ] – Alberto Antunes, Governador Civil do Distrito de Setúbal.

0
Rate this post

Governador Civil privilegia a área do social

          A análise dos acontecimentos de 1997, feita pelo Governador Civil de Setúbal resultou num acento tónico na área do social, nomeadamente no que se fez ou se devia ter feito para humanizar a sociedade. Por isso, às lacunas verificadas a vários níveis, corresponde também uma esperança de que 98 signifique o caminho para o fim dos problemas da região.           Alberto Antunes classifica de positivo o ano de 97, quer pelas iniciativas no sentido de modernizar a região quer pelos projectos pioneiros de acção social implantados no concelho e que obtiveram a maior expressão a nível nacional. O Governador Civil do Distrito de Setúbal destaca como os mais importantes acontecimentos na região, a aplicação do projecto piloto do Rendimento Mínimo Garantido e a resolução do caso Torralta. O primeiro saldou-se por um grande número de famílias reintegradas no mundo do trabalho e na comunidade em que vivem, enquanto que a resolução do caso Torralta acabou com mais de vinte anos de indefinição quanto ao futuro da empresa e dos mais de quinhentos trabalhadores.           Quanto aos aspectos negativos, o Governador Civil de Setúbal refere as cheias que assolaram Setúbal e que causaram milhares de contos de prejuízo, a indefinição do caso Sodia / Renault que continua à espera de comprador sem se saber se esta estará de portas abertas até ao final do ano. O Plano Mateus também merece nota negativa, nalguns aspectos, já que não conseguiu dar resposta rápida na resolução de problemas em diversas empresas da região que, por isso acabaram por falir, deixando centenas de trabalhadores no desemprego. Entre elas contam-se a Agaerre e a Valfrio.           Para este novo ano fica a esperança de que tudo melhore e, nesse sentido o representante do Governo no distrito de Setúbal acredita que 1998 possa trazer grandes perspectivas de emprego, desenvolvimento das acessibilidades e da indústria da região, bem como uma maior aposta governamental na área do social, junto das famílias mais carenciadas.

          A fundamentar tais esperanças, Alberto Antunes refere os projectos que estão a chegar: a nova ponte sobre o Tejo, a ligação ferroviária na ponte 25 de Abril, a construção do anel de Coina e a auto-estrada Montijo Palmela. A concretização dos novos projectos de acessibilidades leva o Governador Civil de Setúbal a crer que 1998 poderá ser o ano da viragem no distrito, reconduzindo-o à importância que teve em tempos “já que as acessibilidades trazem mais turismo e atraem o investimento das empresas e das indústrias”. Para este panorama optimista, Alberto Antunes conta ainda com o reforço dos projectos que o Governo implementou na área do social, desde o Rendimento Mínimo Garantido até à política de realojamento de famílias carenciadas, para além dos investimentos na área da criação de postos de trabalho. Uma intervenção que se espera para breve, especialmente tendo em linha de conta que Setúbal tem o dobro da média do desemprego a nível nacional.

          Neste novo ano ficam ainda as saudações do Governador Civil de Setúbal ao nascimento da publicação Setúbal na Rede “que aceitou o desafio das novas tecnologias que atraem cada vez mais um maior número de pessoas. Por isso, se ignorarmos este facto estamos a esquecer e a virar costas ao futuro”.