[ Edição Nº 21 ] – Hiate de setúbal na Expo'98.

0

barra-7205909 Edição Nº 21,   25-Mai.98

linha-1473542

Hiate de Setúbal na Expo’98

           O Hiate de Setúbal, uma embarcação tradicional do rio Sado propriedade do Clube Naval Setubalense, está a representar Setúbal na Expo’98. A presença da embarcação na exposição mundial, visa dar a conhecer ao mundo a cidade de Setúbal e as suas potencialidades. O “Setúbal na Rede” quis saber o que Setúbal oferece aos visitantes da Expo, e por isso esteve a bordo do Hiate, no cais nº 2 da Expo´98.

          Apesar da afluência de turistas, nos primeiros dias de exposição mundial, não ter sido tanta como o que a organização da Expo’98 tinha previsto, o Hiate de Setúbal contou com 120 visitantes no dia de abertura. Um número que terá sido igualado no dia seguinte, sábado, de acordo com as contas da organização do evento.           A embarcação tradicional do rio Sado, que durante séculos serviu para o transporte de sal, está ancorada no cais nº2 da Exposição Náutica da Expo, desde o dia 22 de Maio, e passará por lá uma semana por mês. À semelhança do que aconteceu nos primeiros dias de exposição, o barco está aberto ao público, com visitas guiadas e explicações sobre a história da embarcação e da cidade de Setúbal. A orientação das visitas, bem como as explicações sobre o barco, são da responsabilidade de um grupo de 25 jovens seleccionados pela delegação de Setúbal do IPJ, Instituto Português da Juventude, que dão assistência ao Hiate, desempenhando funções de guias culturais, nos períodos em que o barco se encontra em exposição.           Assim, os visitantes da embarcação tradicional de Setúbal, na sua maioria estrangeiros, acabam por ser brindados com folhetos de promoção da Costa Azul e com um pouco da história da cidade, desde meados do século XV até aos anos setenta, altura em que o Hiate desapareceu do Sado e a sua importância se desvaneceu. E para contar um pouco da história actual do concelho de Setúbal, o pretexto é a recuperação da embarcação, levada a cabo em 1994 pelo Clube Naval Setubalense, com a ajuda de entidades particulares.           A exposição do Hiate de Setúbal está a cargo do Clube Naval Setubalense, que foi convidado para a exposição através da organização da Expo. Mas, graças aos esforços do clube, associaram-se à iniciativa entidades como a Câmara Municipal, a Associação de Municípios, a Região de Turismo Costa Azul, a empresa de transitário Navigomes e a Associação Empresarial da Região de Setúbal. A ideia é mostrar aos visitantes da Expo’98, um pouco do que Setúbal oferece em termos turísticos.

          Mas a participação do Hiate de Setúbal na Expo, não se esgota no cais nº2 da Exposição Náutica, isto porque a embarcação tem previsto um calendário de actividades paralelas. Assim, no dia 10 de Junho, participará na Parada Naval, de comemoração do Dia de Portugal, entre 27 e 28 do mesmo mês participará num cruzeiro no rio Tejo, e entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto fará parte de uma regata internacional, também no rio Tejo.

seta-9337037