Edição Nº 25, 22-Jun.98
Câmara de Alcácer promove
8º edição da Feira do Mel, Pinhão e Doçaria Regional
A PIMEL 98, abre as portas no próximo dia 24, e durante quatro dias vai mostrar o que de melhor se faz em Alcácer. Promovida pela autarquia, a PIMEL é hoje “o reflexo do crescimento do concelho”, como nos disse o presidente da Câmara, Rogério de Brito.
O êxito da PIMEL conta-se pela qualidade da oferta e pela quantidade de expositores que “triplicaram nos últimos três anos, o que significa que a feira é cada vez mais o espelho do crescimento da economia e da dinâmica deste concelho”.
A afirmação é do presidente da Câmara de Alcácer, Rogério de Brito, em declarações ao “Setúbal na Rede, em vésperas da abertura de mais uma edição do certame que, todos os anos capta a atenção de milhares de visitantes. Promovida pela autarquia, a PIMEL, Feira do Mel, do Pinhão e da Doçaria Regional, conta este ano com mais de 90 expositores que, durante quatro dias irão mostrar o que de melhor se faz ao nível da actividade agrícola, comercial e industrial. O destaque do certame vai para o pinhão, um dos produtos que mais actividade envolve no concelho, “sendo o responsável por muitos postos de trabalho”, garante Rogério de Brito. De referir que o concelho de Alcácer é o maior produtor de pinhão da Europa. E a importância do pinhão na economia alcacerense é tanto maior quanto se sabe que é a base da doçaria tradicional de Alcácer do Sal. O mesmo se pode dizer em relação ao mel, que “apesar de não ter um peso decisivo na economia do concelho, ocupa muitos postos de trabalho nas áreas florestais do concelho”, adianta Rogério de Brito referindo-se à mancha de pinhal daquele concelho, como “uma das maiores do país, livre de pesticidas, o que permite obter um mel de grande qualidade”. Tendo como mote as questões do pinhão e do mel, a organização do certame irá promover um debate sobre a agricultura nacional e a política comunitária para o sector. O debate sobre a “Agenda 2000” decorrerá no dia 27, com a participação de Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e de Armando Sevinato Pinto. Para além da promoção do mel, do pinhão e das doçarias regionais, que irá envolver concursos e mostras daqueles produtos, a PIMEL vai contar com um vasto conjunto de actividades, das quais se destacam corridas de touros, cavalhadas, o 3º Concurso Oficial de Modelo e Andamentos de Alcácer do Sal do Puro Sangue Lusitano e do Cruzado Português, o 4º Concurso Nacional D’Endurance, um Concurso Hípico integrado no Campeonato Regional de Saltos de Obstáculos, um desfile de cavaleiros e amazonas, uma prova de equitação à portuguesa e um concurso de traje à portuguesa.
Mas as surpresas da PIMEL não vão ficar por aqui, já que para os quatro dias de certame está ainda prevista, para além de outras iniciativas, uma exposição de gado bovino, da raça Mertolengo, corridas de galgos e um concurso de cães rafeiros. Durante os quatro dias de feira, os visitantes poderão ainda apreciar a gastronomia da região, patente ao público nas tasquinhas implantadas no recinto da feira, ao mesmo tempo que terão oportunidade de ver espectáculos diversos, que vão desde os arraiais até à música popular da Hungria.