[ Edição Nº 36 ] – Festas animam a Vila da Moita.

0
Rate this post

barra-3653788 Edição Nº 36,   07-Set.98

linha-7181696

Festas animam vila da Moita

           É em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem que de 11 a 20 de Setembro se realizam as tradicionais festas da Moita. Este ano a comemorar os 301 anos de existência, a tradição continua a ser o que era. As largadas de touros e a procissão caracterizam “as melhores festas a sul do rio Tejo”, como as define Jorge Feiteira, da Comissão de Festas.           São 10 dias de festa onde para além da feira franca, da feira industrial e comercial, que se realiza no pavilhão de exposições municipal, e dos tradicionais touros, muita música e actividades desportivas prometem animar os moitenses.

          Para Jorge Feiteira, as festas dão “oportunidade a grupos, colectividades e ginásios da terra de divulgarem as suas actividades”. E foi a pensar nisso, que foram introduzidas no programa de festas, as tardes desportivas. Cicloturismo, desportos radicais, ginástica, artes marciais, e regata de vela serão algumas das actividades a divulgar. Também o atletismo estará presente, no dia 12, realiza-se a corrida 8 Kms Ribeirinhos, organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal da Moita. Uma prova onde participam cerca de 400 atletas e que para dar o tiro de partida conta com a presença “de António Maciel, director desportivo da Ilha do Pico, Açores. Teremos também uma delegação de Jogo do Pau açoriana”, como referiu o mesmo responsável.

          Segundo Jorge Feiteira, este ano “o programa musical aposta nas noites temáticas, e também na participação de grupos da vila”. Exemplo disso será a participação do grupo Celestial Roots e do grupo popular de música portuguesa Musicanto, que irão actuar na primeira parte do espectáculo dos Kussondulola e Maio Moço. O destaque vai ainda para a noite de teatro com a revista “Certinho, Direitinho”, com Camilo de Oliveira, noite de Dance Music com a actuação de Iran Costa e o grupo Quinta do Bill para actuar na noite da juventude.
          No campo religioso, as atenções recaem para a tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, com benção de barcos no cais, acompanhada por cavaleiros da Guarda Nacional Republicana, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, Banda Musical do Rosário, Banda Musical de Benavente e Agrupamento Musical de Ayamonte. Partem do Largo Conde Ferreira até à Av. Dr. Teófilo Braga, onde se realizam as largadas, os touros que animam as duas entradas a pé, onde a segurança da população não é esquecida, “os circuitos que os touros fazem à entrada estão seguros através de reboques emprestados por particulares e de grades próprias para a passagem dos touros”, explicou o membro da comissão.
          Este ano as festas estão orçamentadas em 25 mil contos, contando com um grande apoio camarário a vários níveis, “a Câmara dá-nos o apoio em termos de montagem dos pavilhões e do recinto para as largadas. A nível financeiro atribuiu-nos um subsídio de oito mil contos”, como referiu Jorge Feiteira.           Duas exposições culturais estarão patentes ao público durante o período das festas. A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, acolhe a exposição de estatuária em madeira da autoria de Jorge Matos. Na rua Miguel Bombarda, n.º 4, estarão expostos documentos sobre Riquezas do Concelho da Moita.

Susana Prates     

seta-9861280