[ Edição Nº 37 ] – Festival de Artesanato em Setúbal.

0
Rate this post

barra-7450440 Edição Nº 37,   14-Set.98

linha-2775692

Em pleno Parque Verde do Bonfim
Setúbal promove Festival de Artesanato

           Entre os dias 19 e 27 deste mês no Parque Verde do Bonfim, a autarquia setubalense vai levar a cabo o Primeiro Festival de Artesanato da Região. A iniciativa que vai contar com dezenas de artesãos do distrito e a participação de uma representação de Marrocos, agora em exposição na Expo'98, é realizada no âmbito dos projectos da Câmara de Setúbal para a promoção do turismo.

          Considerado pelo vereador do pelouro do turismo, Duarte Machado, como “uma rampa de lançamento” para a aplicação do plano estratégico do turismo do concelho e um “ponto de partida para outros festivais e iniciativas com base na cultura e na tradição de Setúbal”, o certame vai contar com artistas de todo o distrito que, durante uma semana vão ensinar aos visitantes como se fabrica o artesanato regional.

          Em declarações ao “Setúbal na Rede”, Duarte Machado garantiu tratar-se de um certame “de muita qualidade” com uma perspectiva pedagógica da protecção das profissões em extinção já que, para este responsável, a iniciativa “pretende também captar o interesse dos mais novos pela aprendizagem das profissões tradicionais”.           Com um orçamento de cerca de 7 mil contos, o Festival de Artesanato vai trazer a Setúbal o cantor Sérgio Godinho, para o espectáculo de abertura do certame, no dia 19, para além de diversos artesãos especializados em áreas como a cerâmica, a pintura, faianças, escultura e arte naval. A particularidade deste certame está na possibilidade de contacto directo com o fabrico, já que durante a exposição os artistas vão fabricar as peças ao vivo e com explicações pormenorizadas para os mais curiosos.           Para completar a oferta do certame, a autarquia decidiu convidar os artesão marroquinos presentes na Expo'98, pelo que o Festival de Artesanato vai contar com uma enorme tenda de mostra e fabrico de artefactos daquele país do norte de África.

          Câmara quer apostar no turismo
          Este Primeiro Festival de Artesanato promovido pela Câmara de Setúbal, faz parte de um plano estratégico para o turismo que deverá ser apresentado publicamente no próximo mês de Outubro.           O documento, da responsabilidade de uma equipa liderada pelo vereador do pelouro, Duarte Machado, tem por objectivo definir um modelo de desenvolvimento sustentado para o turismo, um dos sectores com maior peso na economia do concelho.

          E pelos estudos já efectuados, o vereador está convicto de que a maior aposta deve ser feita no turismo ambiental e patrimonial, “tirando partido de recursos naturais da Serra da Arrábida e do estuário do rio Sado, para além das nossas tradições e do nosso património histórico.

          Uma aposta que deixa o autarca bastante optimista quanto à possibilidade de “um turismo sustentado, sem prejudicar o ambiente e de forma a preservar todos estes recursos para as gerações vindouras”.
          O estudo aponta algumas linhas de orientação para o trabalho nesta área, cuja efectivação o vereador quer levar a cabo em parceria com a Câmara de Setúbal, o Parque Natural da Arrábida, a Região de Turismo e os empresários do sector, no sentido de “nos direccionarmos para o incremento do turismo”, adianta. Para este responsável, a ideia é lançar a semente para um trabalho conjunto “que promova as nossas capacidades endógenas e as canalize para o sector turístico”.

seta-5401136