Edição Nº 37, 14-Set.98
Setúbal recebeu Olimpíadas da Informática
Com participantes de 62 países
Portugal recebeu este ano, pela primeira vez, as Olimpíadas da Informática. Setúbal foi a cidade escolhida para acolher cerca de 600 participantes, entre concorrentes, acompanhantes e guias responsáveis por orientar as delegações de cada país. As provas foram disputadas na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal, onde 330 computadores esperavam que os concorrentes mostrassem quais os conhecimentos que possuíam ao nível da informática. Em Tróia estiveram também instalados 100 computadores ao serviço destas Olimpíadas com o objectivo de aí serem feitas as traduções dos enunciados das provas para os concorrentes dos diferentes países. A escolha da cidade de Setúbal ficou a dever-se sobretudo à total ocupação hoteleira de Lisboa por parte dos visitantes da Expo’98. A cidade do Sado foi então a escolhida por ter capacidade para acolher um elevado número de visitantes e também por se encontrar numa região que oferecia aos participantes a possibilidade de conhecerem a última exposição mundial do século.
Segundo Virgílio Vargas, membro da organização, a participação nestas Olimpíadas deu aos concorrentes, não só a possibilidade de demonstrarem os seus conhecimentos informáticos, mas também o convívio entre jovens de diferentes nacionalidades. Para fomentar este intercâmbio de culturas, a organização decidiu instalar na ESCE “uma área de ocupação de tempos livres com jogos de computador, mesas de ping-pong, uma sala com bateria e uma sala de pintura para que os concorrentes ocupassem o seu tempo enquanto aguardavam o demorado processo de avaliação das provas”.
O programa das Olimpíadas teve início no dia 5 de Setembro com a chegada dos participantes a Tróia. No domingo, dia 6, pelas 10 horas, teve lugar a cerimónia de abertura na Praça do Bocage, seguida de um passeio a pé pelas ruas da cidade de Setúbal.
Na semana que se seguiu, a prestação de provas e actividades de lazer como a visita à Expo’98 ocuparam todo o tempo dos concorrentes vindos de 62 países de todo o mundo. Segundo Virgílio Vargas, “cada país participou com quatro elementos, todos pré-universitários e com menos de 20 anos”. Para receber as provas de tantos concorrentes, a preparação das infra-estruturas na ESCE começou a ser feita com cerca de um mês de antecedência.
As primeiras Olimpíadas da Informática aconteceram há dez anos e Portugal participa há cerca de seis, não tendo ainda recebido nenhuma medalha. Este ano coube ao nosso país organizar a prova, mas a sorte não mudou. Para o ano, será a Turquia a receber os participantes num certame cujo objectivo, mais do que competir, é conviver e conhecer diferentes países e culturas.
Vanda Sebastião