[ Edição Nº 38 ] – Região de Turismo da Costa Azul garante balanço positivo na Expo'98.

0
Rate this post

barra-6089446 Edição Nº 38,   21-Set.98

linha-8095602

Região de Turismo de Setúbal garante
Presença na Expo'98 teve balanço positivo

           O presidente da Região de Turismo da Costa Azul, Eufrázio Filipe, considera que a participação do distrito na Expo'98, através de iniciativas desenvolvidas pelas 13 autarquias e da semana da Costa Azul saldou-se por um êxito “apesar de todos os condicionalismos impostos pelos organizadores do evento”. O balanço foi feito em conferência de imprensa, no dia 14, onde foram também apresentadas duas novas iniciativas de promoção turística da região.

          Apesar dos “entraves colocados pela organização da Expo” à realização de um conjunto de actividades, entre as quais a mostra de artefactos e objectos tradicionais dos diversos concelhos do distrito, a participação valeu a pena porque “conseguimos mostrar a largos milhares de visitantes os produtos turísticos da Costa Azul”. A afirmação é de Eufrázio Filipe, o presidente da Região de Turismo de Setúbal que se diz satisfeito com a participação da região na exposição mundial do século.

          Pelas contas da RTS, foram distribuídos produtos regionais e folhetos de promoção turística a mais de 60 mil visitantes durante a campanha feita a bordo do Hiate de Setúbal e durante a Semana da Costa Azul que culminou com um dia dedicado à RTS, no Pavilhão do Território. Mas o sucesso da presença do distrito na Expo'98 não teria sido o mesmo sem os parceiros da RTS nestas acções de promoção, garante este responsável que afirma que “nada disto teria sido conseguido” sem a ajuda do Clube Naval Setubalense, que disponibilizou a embarcação Hiate de Setúbal, da Associação Empresarial da Região de Setúbal, AERSET, que assumiu um papel activo na promoção e organização dos eventos, do Instituto Português da Juventude que disponibilizou um grupo de jovens voluntários para a promoção da região, de todos os municípios do distrito e da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

          Semana da Costa Azul
          Na mesma conferência de imprensa, o presidente da RTS deu a conhecer as próximas iniciativas de promoção do distrito. Entre os dias 21 e 27 deste mês, será realizada a Semana da Costa Azul, uma iniciativa da Região de Turismo em conjunto com todos os municípios do distrito. Um dos pontos mais altos do certame no dia 27, o dia da Costa Azul que irá coincidir com as comemorações do Dia Internacional do Turismo.

          A organização da iniciativa pioneira no distrito é da Região de Turismo que, em colaboração com todos os concelhos elaborou um calendário de comemorações e um conjunto de iniciativas com vista à divulgação dos produtos turísticos da região. Considerado por Eufrázio Filipe como “um projecto experimental”, o certame deste ano servirá de ponto de partida para a criação de uma comissão para a realização anual da Semana da Costa Azul, “versão melhorada e com mais iniciativas”, adiantou este responsável.

          Para já, sabe-se que um dos pontos mais altos do programa de iniciativas diz respeito à entrega dos troféus Golfinho de Cristal a entidades e personalidades que ao longo do ano se tenham destacado em actividades de promoção da região. Entre os homenageados contam-se o primeiro presidente da RTS, Edgar Costa, considerado um dos principais impulsionadores da Região de Turismo da Costa Azul, e o jornalista do Jornal de Notícias e cronista do “Setúbal na Rede”, Rogério Severino.

          Rota dos Vinhos
          A divulgação do vinho, um dos produtos mais característicos da região de Setúbal, é também uma das prioridades da Costa Azul para este ano. Nesse sentido a RTS já encetou uma parceria com a Câmara Municipal de Palmela, uma das zonas de maior produção de vinho do país, no sentido de dar corpo à iniciativa denominada Rota dos Vinhos.           Para Eufrázio Filipe, o protocolo que as duas entidades vão assinar em breve, prevê a realização de visitas às adegas do concelho e a promoção desta actividade económica tradicional bem como a divulgação deste produto junto dos turistas.

          Nesta primeira fase foram já recuperadas oito adegas, seis de Palmela e duas de Setúbal, que farão parte da Rota dos Vinhos sendo que, no âmbito deste iniciativa será ainda recuperada uma adega no Largo de São João, em Palmela, onde ficará instalado o Solar dos Vinhos, um local onde este produto regional estará em destaque.

seta-1838098