Edição Nº 38, 21-Set.98
Entre homenagens e inaugurações
Setúbal comemorou o Dia da Cidade
A Câmara Municipal de Setúbal assinalou, no dia 15, o dia da cidade e do nascimento do poeta setubalense Bocage, com o anúncio público da promoção de mais actividades nas comemorações do ano que vem, entre as quais se destaca um concurso literário a promover em parceira com a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, LASA. A novidade foi avançada pelo presidente da autarquia, Mata Cáceres, no início da sessão solene evocativa do poeta Bocage, protagonizada pelo também poeta Couto Viana e que constituiu um dos pontos altos das comemorações do dia de homenagem ao nascimento de Elmano Sadino.
Uma decisão que Mata Cáceres garantiu ter sido tomada em parceria com a LASA, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, porque a autarquia “está disponível para trabalhar”. Referiu ainda o autarca que apenas “os convencidos que pensam sempre que fizeram o melhor”.
E de acordo com o autarca, a parceria com esta associação é o exemplo “da forma como a Câmara trabalha”, exemplo que Mata Cáceres reforça com o trabalho desenvolvido em conjunto com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e que resultou na remodelação do Jardim da Beira Mar e da Doca de Recreio de Setúbal, infra-estruturas inauguradas também no dia dedicado ao poeta Bocage.
Sem esquecer a referência às obras efectuadas no campo da Várzea, com vista à implementação de campos desportivos, Mata Cáceres referiu ainda o significado da inauguração do Jardim do Bonfim, um parque verde “totalmente remodelado”, com obras que chegaram aos 300 mil contos e que a autarquia resolveu inaugurar também no dia da cidade. Satisfeito com o a forma como foi assinalado o dia comemorativo da cidade de Setúbal, Mata Cáceres congratulou-se com a dissertação do convidado de honra, Couto Viana, sobre Elmano Sadino, baseada em textos próprios e em poemas de intelectuais portugueses para descobrir a biografia do poeta. E a obra dada a conhecer no dia 15, por ocasião da terceira visita de Couto Viana a Setúbal para falar de Bocage, agradou tanto à autarquia que o presidente da Câmara aventou mesmo a hipótese deste trabalho poder dar origem a uma publicação.
Questionado pelo “Setúbal na Rede” sobre algumas contestações sobre o facto da personalidade escolhida para evocar Bocage ser um salazarista convicto, Mata Cáceres desdramatizou garantindo que “não sabia sequer das convicções” de Couto Viana, mas recordou que “convidámos o intelectual e poeta, não o político”.
As comemorações do Dia de Bocage e da cidade de Setúbal contaram ainda com algumas manifestações culturais de peso, como foi o caso do espectáculo evocativo de Elmano Sadino levado a cabo pelo grupo In Situ na casa onde Bocage nasceu, e terminaram à noite com um espectáculo de fogo de artifício, luz e som, na Praça de Bocage, o largo do município com o nome do poeta e a estátua em sua memória.