[ Edição Nº 38 ] – Estação de tratamento de resíduos industriais preocupa Movimento no Barreiro.

0
Rate this post

barra-9495293 Edição Nº 38,   21-Set.98

linha-7597135

Instalação de estação de tratamento de resíduos industriais
Preocupa Movimento de Ideias e Intervenção Barreirense

           A polémica sobre o Projecto de Eliminação de Resíduos Industriais pelo Sector Cimenteiro, está a agitar a população barreirense. Tudo porque o projecto prevê a criação no Barreiro de uma Estação de Tratamento desses resíduos industriais a ser instalada no Parque Industrial da Quimiparque. Luís Pedro Cerqueira, membro do Movimento de Ideias e Intervenção Barreirense (MIIB), afirma não terem “uma posição técnica e social definida”, embora estejam preocupados quanto à implementação deste projecto, às suas consequências ambientais e aos reflexos no Barreiro, enquanto cidade.

          A posição do MIIB surge do facto de o documento ser pouco esclarecedor, pois “há falta de esclarecimento e um universo de dúvidas que o projecto não esclarece”, afirma Luís Pedro Cerqueira. Dúvidas que se prendem sobretudo com problemas ambientais: se tráz cheiros ou não e qual é o impacto ambiental que uma estação como aquela tem na cidade, são interrogações que para o MIIB devem ser esclarecidas.

          Quem deve ser também esclarecida é a população, uma vez que está em curso um período de inquérito público, que teve início no dia 31 de Agosto e termina a 23 de Novembro. Assim, “o não envolvimento da população no inquérito é uma preocupação”, refere Luís Pedro Cerqueira, que diz também que “toda a acção do movimento assenta na sensibilização para a questão”, salientando “a falta de informação e a forma precipitada de como o inquérito está ser feito”.
          Para ter uma opinião segura e sustentada, o movimento está a avançar com uma série de contactos internos com cidadãos e técnicos, integrados no projecto ou não, com vista a obter “um parecer técnico sobre um projecto com estas características”, uma vez que o documento apresentado, também disponível na Internet, “é pouco técnico”, explicou Luís Pedro Cerqueira. Alternativas ao projecto não têm, pois entendem que “são os especialistas dessas áreas que as poderão ter”, referiu o membro do MIIB.
          Esta questão, da vinda para o Barreiro de uma Estação de Tratamento de Resíduos Industriais, é o primeiro projecto que o Movimento de Ideias e Intervenção Barreirense está a analisar. Mas questões como o Metro Sul do Tejo ou a Universidade para o Barreiro, fazem parte dos projectos que o grupo tem na agenda. O MIIB, como nos referiu Luís Pedro Cerqueira, nasceu do “défice de participação pública no Barreiro” e rege-se por três grandes linhas de orientação, que são o Barreiro e as suas gentes, do ponto de vista sociológico e antropológico, os projectos que directa ou indirectamente vão ter impacto na cidade e o rio. Sobre este último aspecto, o membro do movimento afirmou que “a relação que o Barreiro tem com o rio é fortíssima e é um elemento fundamental que está na ordem do dia”. O objectivo do MIIB é “discutir para o Barreiro «um projecto cidade»”, afirmou Luís Pedro Cerqueira.

Susana Prates     

seta-4153445