[ Edição Nº 39 ] – Cursos livres no Conservatório Regional de Música.

0
Rate this post

barra-8080225 Edição Nº 39,   28-Set.98

linha-6241602

No Conservatório Regional de Música
Cursos livres para explorar outros caminhos da arte

           Entre Outubro e Dezembro vai decorrer no Conservatório Regional de Música de Setúbal, o primeiro trimestre dos Cursos Livres de Arte. Uma iniciativa do pintor Eduardo Carqueijeiro, que nos próximos seis meses pretende privilegiar o trabalho na área da criatividade e das técnicas de pintura.

          A iniciativa é aberta a quem quer aprender mas também aos que, conhecendo as artes, queiram enveredar pelo experimentalismo. O desafio é feito por Eduardo Carqueijeiro que considera fundamental a existência de um espaço para “a descoberta de novos caminhos” até porque para o artista setubalense “há muita coisa a passar-se no mundo” ao nível das artes e “não podemos ficar aqui fechados”.

          Ou seja, para este artista que acabou de regressar de Londres onde frequentou alguns cursos de pintura, a ideia é “aprender a ver a arte de diversas maneiras”, daí que o Curso Livre seja composto por movimento, dança e pintura. Para o responsável da implementação desta iniciativa pioneira em Setúbal, “é como dar voz a tudo o que está dentro de nós”.
          A iniciativa vai decorrer nas instalações do Conservatório Regional de Música e irá decorrer aos fins de tarde e aos fins de semana e, se for bem aceite poderá ser “um ponto de partida para acções mais permanentes nesta área”, garante o pintor que pensa já em novas técnicas de intervenção que poderá mesmo implicar imagens de computador . O desafio a Setúbal vale a pena porque segundo garante o artista, “Setúbal tem gente com muita criatividade, o que nos faz rivalizar directamente com a criatividade de Lisboa”. Os preços oscilam entre os 15 e os 30 contos consoante a carga horária e os dias em que serão ministrados.
          Admitindo tratar-se de “um enorme desafio”, Eduardo Carqueijeiro está satisfeito por ter conseguido a parceria do Conservatório Regional de Música neste projecto considerado pioneiro em Setúbal. Uma atitude que o pintor considera característica daquela instituição que classifica de “corajosa e pioneira no campo das belas artes e sempre disponível para novas experiências”.
          Fundado em 1988, pela mão de um grupo de pais liderados pela professora e musicóloga Maria Adelaide Rosado Pinto, o Conservatório Regional de Música de Setúbal começou com um pequeno grupo coral infantil e rapidamente passou para o ensino da música e dos mais variados instrumentos musicais. Uma vez obtido o reconhecimento do Ministério da Educação, o Conservatório começou a formar músicos e a expandir-se, ao ponto de dar aulas a uma média de 400 alunos por ano.

seta-7371302