[ Edição Nº 39 ] – Governador Civil garante que o distrito está em evolução.

0
Rate this post

barra-9331421 Edição Nº 39,   28-Set.98

linha-5266705

Governador Civil de Setúbal garante:
“O distrito está em evolução”

           A evolução económica e social do distrito de Setúbal “tem sido favorável para a região que regista um franco crescimento através do investimento empresarial e da aposta da implementação de indústrias de vários sectores”.
          A afirmação é do Governador Civil de Setúbal, Alberto Antunes, que em conferência de imprensa realizada no dia 23 de Setembro, à mesma hora da conferência de imprensa do PCP (para falar da mesma matéria) decidiu mostrar a sua convicção subjectiva sobre a situação económica e social do distrito.
          A convicção de Alberto Antunes não passa disso mesmo, admitiu o representante do Governo quando confrontado, pelos jornalistas, com a inexistência de dados oficiais sobre as últimas evoluções da economia regional.

          Mas a falta de números sobre esta matéria, (já que os mais recentes dizem respeito ao ano de 1996) não impediram o representante do Governo de se afirmar optimista quanto ao futuro do distrito de Setúbal e baseado nas suas convicções garantiu que “o distrito está a progredir”, dando o exemplo da implementação de indústrias como a Auto Europa e a Lear Carporation.

          Quanto à recuperação de empresas avançou com o caso da Torralta que no último ano investiu em Tróia mais de um milhão de contos, a viabilização da fábrica da SIAS em Ermidas Sado e a viabilização da Agaerre, pese embora os conflitos entre os trabalhadores e os novos proprietários, sobre o pagamento de créditos da anterior administração.

          Embora admita que estes processos de viabilização estejam longe de terminar, Alberto Antunes acredita que todos eles “têm condições para ser aplicados”, como é o caso da Torralta que deverá por em prática o plano de desenvolvimento turístico assim que a Câmara de Grândola terminar o Plano de Pormenor sobre a península de Tróia, o que para Alberto Antunes deverá ocorrer em Março do próximo ano. Quanto ao problema da Sodia, que considera ter sido o mais grave, refere que a solução foi encontrada com a ajuda do Ministério da Economia “estando praticamente resolvido com a maioria dos trabalhadores colocados e os outros em vias de colocação ou formação”.

          Guerra de números

          O facto dos últimos indicadores comunitários referirem que o Produto Interno Bruto do distrito de Setúbal significa menos de metade (índice 56) do que se verifica nos municípios da margem norte do Tejo (índice 116) não intimida o Governador Civil que acredita no rumo ascendente do distrito e na força dos empresários da região “para inverter essa curva e aproximar Setúbal dos níveis de rendimento e produção da margem norte”garantiu aquele responsável.           Para isso contribuirá também, segundo o Governador Civil, a rede de acessibilidades e de comunicação recentemente melhorada com a ponte Vasco da Gama, o anel de Coina cuja conclusão está prevista para Outubro e a ligação ferroviária entre as duas margens do Tejo, que deverá estar terminada a um de Abril do ano que vem.

          A questão do desemprego que continua a registar o dobro da média nacional, é encarada por Alberto Antunes como “um dos maiores problemas do distrito” mas em vias de resolução, acrescentou o representante do executivo de Guterres.

          Quanto aos números do desemprego é que parece não haver certezas: enquanto o Governador Civil de Setúbal refere uma taxa de 9%, contra cerca de 4% verificados nos outros distritos, os números avançados nos relatórios do IEFP, Instituto de Emprego e Formação Profissional, continuam a fixar o desemprego do distrito em 12,5%.           Para ajudar o distrito a progredir, Alberto Antunes anunciou que ainda este ano será instalada em Setúbal uma delegação do IPAMEI, Instituto de Apoio às Médias Empresas e Indústria que gere a maior parte dos incentivos oficiais, e uma delegação do Centro de Formalidades e Empresas que irá prestar apoio à criação de novas empresas.

          Contra a abstenção, votar…

          A conferência de imprensa de Alberto Antunes serviu ainda para apelar à participação dos eleitores no referendo de dia 8 de Novembro, sobre a regionalização. Isto porque o Governador Civil considera que a participação na vida pública é “o dever primeiro de cada português, independentemente daquilo que cada um defende”. Para o representante do Governo no distrito, “os eleitores devem preparar-se o melhor possível para exercer este direito e este dever” em consciência. No entanto admite que os portugueses possam encontrar algumas dificuldades na procura de informação e esclarecimento sobre a matéria em causa graças àquilo que apelida de “campanhas de mentira levadas a cabo por alguns partidos e movimentos”.
          Manifestamente desiludido com alguns argumentos que considera não serem esclarecedores da opinião pública, Alberto Antunes aconselha os intervenientes no processo de esclarecimento da opinião púbica a desencadearem uma campanha que permita aos portugueses um maior esclarecimento sobre o assunto, de forma a que possam votar em consciência no dia 8 de Novembro. E para que os eleitores sejam esclarecidos, o Governador Civil diz-se empenhado em sensibilizar todos os partidos e movimentos para a procura de uma campanha que pretende que seja “esclarecedora e isenta”.

seta-9569262