[ Edição Nº 39 ] – Homenagem aos Perspectiva no Barreiro.

0
Rate this post

barra-3676349 Edição Nº 39,   28-Set.98

linha-7788908

Grupo de Rock “Perspectiva”
Homenageado no Barreiro

           A gravação de dois discos e um concerto ao vivo nas ruínas do Carmo, com a Orquestra Radiodifusão Portuguesa, constituem os momentos mais altos da história dos “Perspectiva”. O grupo fundado em 1973 e pioneiro no rock português, foi homenageado, por músicos barreirenses. no passado sábado, na Sociedade de Instrução e Recreio “Os Penicheiros”.           Foi ao som do grande êxito “Lá Fora a Cidade”, que teve início a cerimónia de homenagem à banda portuguesa, que fez furor nos anos 70, “Perspectiva”.

          Embora não fazendo parte do grupo fundador, Luís Miguel Luz, foi viola-baixo no agrupamento, na altura em que “tudo era difícil, para ensaiarmos era uma carga de trabalhos e termos um espaço para nos reunirmos era uma dificuldade”, afirma o ex-membro do grupo. “Hoje tudo é mais fácil, os grupos nascem como cogumelos”, acrescentou.

          Firmino Pascoal, ex-percurcionista, entrou para o grupo em 1976 e afirma agora, que a homenagem a que o grupo foi alvo, “simboliza algo de valioso que se fez e que as pessoas reconhecem o trabalho dos Perspectiva”. Não deixando de fazer um apelo à Câmara Municipal do Barreiro para que continue a apoiar os músicos barreirenses, “arranjando-lhes locais onde tocar e facilitando-lhes sítios de ensaio, ou seja, dar-lhes aquilo que não deram aos Perspectiva na altura”, salientou.
          O ex-membro Luís Miguel Luz, partilha também a mesma opinião, afirmando que “estes grupos são todos capazes, só precisam de um empurrão”.

          Uma festa sem fins lucrativos

          “Os Perspectiva foram um fenómeno isolado que houve no Barreiro. Um grupo de grande projecção nacional”. Esta afirmação é de António Bagorro, músico barreirense e um dos organizadores da homenagem, que explica que a ideia surgiu “porque os Perspectiva mantêm ainda hoje, muitos fãs no Barreiro, pessoas que acompanharam a carreira deles e que continuam a apreciar a sua música”.
          A Câmara Municipal apoiou a iniciativa, financiando o aluguer do equipamento, e a colectividade «Os Penicheiros» cedendo gratuitamente as suas instalações para a realização do concerto de homenagem. Para António Bagorro esta foi uma festa “sem qualquer fim lucrativo, apenas para se rever os elementos do grupo e dizer-lhes que ainda não foram esquecidos, e também, que foram até hoje, a maior banda do Barreiro”, salientou.           Old Blues Band, Maltratus, X Posed, Lengalenga e The Sullens, interpretaram alguns temas dos Perspectiva, a quem foi entregue um painel com o historial da banda, composto por fotografias, jornais, recortes de notícias da época e cartazes.

Susana Prates     

seta-2958634