[ Edição Nº 40 ] – Associação Cristã da Mocidade aposta na Juventude de Setúbal e cria Centro de Animação Urbana.

0
Rate this post

barra-4910824 Edição Nº 40,   05-Out.98

linha-5128788

ACM aposta na juventude
Setúbal vai ter Centro de Animação Urbana

           A Associação Cristã da Mocidade deu um passo decisivo para a construção de um dos mais apetecidos empreendimentos desta entidade de apoio à juventude. Trata-se do Centro Urbano de Animação de Setúbal, cuja primeira pedra foi lançada no dia 22 de Setembro, depois da assinatura do protocolo de colaboração com a Secretaria de Estado da Habitação.           A cerimónia presidida pela secretária de Estado Leonor Coutinho, oficializou a cedência dos terrenos, situados na zona da Bela Vista, em Setúbal, por parte do Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado, IGAPHE, e a comparticipação oficial nas despesas de construção do equipamento, em cerca de 70%, através do Programa de Renovação Urbana.

          A construção do empreendimento, cujas obras arrancam ainda este mês, está orçada em 180 mil contos, sendo os restantes 25% pagos pela própria ACM. Com um prazo de construção previsto para cinco meses, este equipamento social, virado para o desporto e para a cultura, deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano. As contas são do director da ACM, José Augusto que garantiu ao “Setúbal na Rede” que o Centro Urbano de Animação de Setúbal “é uma antiga aspiração da delegação regional da ACM” sendo este empreendimento cultural e desportivo a implantar na zona da Bela Vista, em Setúbal, “um dos poucos do género existentes no país”. Segundo José Augusto, director da ACM de Setúbal, “equipamentos similares a este, só em Coimbra, Lisboa e Porto” mas apesar disso “nenhum deles tem as valências e as condições que vamos oferecer neste”.

          O Centro Urbano de Animação que, segundo a ACM, visa a promoção do desenvolvimento, da socialização e do equilíbrio do ser humano através do convívio, do desporto e da cultura, prossegue “três objectivos fundamentais”, adianta José Augusto. E esses objectivos prendem-se com o fomento da participação, da solidariedade e integração cultural, bem como o fomento da iniciativa e da valorização pessoal de cada jovem.           Para além de pistas de atletismo, piscina coberta, pavilhões para actividades culturais e espectáculos, o empreendimento vai ainda contemplar um conjunto de quartos que servirão para acomodar os jovens portugueses e estrangeiros, com quem a ACM de Setúbal pretende firmar protocolos de intercâmbio cultural e desportivo.           A Associação Cristã da Mocidade está implantada em Setúbal há cerca de duas décadas, e tem por objectivo a formação pessoal dos jovens, bem como a promoção da saúde e do desporto, dando maior ênfase ao trabalho social desenvolvido junto das populações juvenis dos bairros degradados da cidade. Entre as obras levadas a cabo ao longo dos últimos anos por esta associação, conta-se o apoio às populações carenciadas do Bairro da Bela Vista, uma rede de infantários e de centros de tempos livres e um ginásio implantado no centro da cidade.

          Mas as infra-estruturas de apoio aos jovens não vão ficar por aqui, já que, segundo o director da ACM revelou ao “Setúbal na Rede”, depois de terminada a construção do Centro Urbano, está prevista a construção de um outro equipamento de animação e de lazer, desta vez com características rurais, a instalar na localidade de Mouriscas, em Setúbal.

seta-5954254