Edição Nº 40, 05-Out.98
1º Encontro de Centros de Recursos Educativos
Na Escola Secundária Emídio Navarro
A Escola Emídio Navarro, em Almada, recebeu nos dias 1 e 2 de Outubro o 1º Encontro de Centros de Recursos Educativos. As actividades estiveram repartidas entre o Forum Municipal Romeu Correia e a Escola Secundária Emídio Navarro.
A ideia deste encontro surgiu, como referiu um dos membros da organização, a professora Ana Mota, “de uma ideia de um colega para fazer um encontro de professores para troca de experiências e de ideias”.
Por isso, os principais objectivos desta iniciativa foram a troca de experiências entre os participantes com a apresentação e o debate das ideias. A discussão foi feita através de painéis, oficinas e sessões de produção de material, com a participação dos professores inscritos. A principal valência deste encontro referiu-se ao uso da Internet nas escolas, através de temas em discussão como as redes informáticas como meios de aprendizagem, as bibliotecas e a Internet e ainda com a criação de uma homepage. Os Centros de Recursos, com a dinamização das actividades, a formação dos professores e funcionários e a produção de material didáctico multimédia foram os pontos fortes de troca de ideias. O encontro teve como destinatários os professores do ensino básico e secundário.
Segundo Ana Mota tentou-se “alargar o projecto a outros pontos do país, mas não houve muita resposta nas escolas da zona. A principal razão talvez seja a necessidade que os professores têm, não de divulgar, mas de receber informação”.
A divulgação foi realizada para as escolas envolvidas no projecto Nónio e ao nível do distrito de Setúbal e de Lisboa. Apresentaram-se professores de escolas do Seixal, Feijó, Barreiro, Moita e Almada e das zonas de Lisboa, Vila Franca de Xira e Loures, entre outras, para além de “pessoas que vieram por neste momento estar a ser iniciado o processo de criação de Centros de Recursos nas suas próprias escolas, e estiveram presentes também representantes de bibliotecas escolares”, referiu Ana Mota.
Quanto ao balanço, foi, para a organização e à primeira vista “positivo, os objectivos foram alcançados, debateram-se novas ideias e experiências interessantes. Muitas vezes com pequenas coisas que os colegas dizem, surgem novas perspectivas e ideias”.
Um segundo encontro do género ficou marcado “para depois da análise dos inquéritos que se realizaram junto dos professores presentes”. Esses resultados estarão disponíveis no final da semana, também através da Internet, através do site da Escola Secundária Emídio Navarro.
Maria do Carmo Lopes