[ Edição Nº 40 ] – Clube de Reflexão Autárquica promovido pela AMDS.

0
Rate this post

barra-6042107 Edição Nº 40,   05-Out.98

linha-3558403

Associação de Municípios promove
Encontro do Clube de Reflexão Autárquica

           A Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, AMDS, promoveu no dia 28 de Setembro, um encontro de autarcas e especialistas, no âmbito do CRAUT, Clube de Reflexão Autárquica, um clube fundado pela AMDS para funcionar como espaço de encontro e reflexão sobre a vida autárquica em Portugal. Este encontro teve como convidado Albino Lopes, professor universitário e consultor em questões autárquicas.

          Sob o tema “a especificidade da gestão autárquica”, cerca de duas dezenas de autarcas de todos os concelhos do distrito de Setúbal participaram num seminário orientado pelo especialista Albino Lopes, sob a égide da Associação de Municípios que promoveu a iniciativa.

          O encontro que decorreu no Centro de Formação da ADMS, em Setúbal, visou “contribuir para a difusão, entre os eleitos municipais, do conhecimento sobre matérias relevantes no campo da gestão pública local”, garantiu ao “Setúbal na Rede” o administrador delegado da AMDS, Augusto Pólvora.
          De acordo com este responsável, o seminário revelou-se de grande importância para os autarcas que participaram na iniciativa, já que segundo Augusto Pólvora, “contribuíram para nos dar uma visão diferente das questões relacionadas com a gestão autárquica”. O que segundo Augusto Pólvora é positivo porque, “mesmo que não tenhamos a mesma opinião, ficamos a saber que há formas diferentes de abordar um mesmo assunto e acaba por abrir-nos os horizontes sobre esta matéria”.
          Quanto aos ensinamentos de Albino Lopes, o administrador delegado da AMDS considerou-os preciosos, tendo em conta que “foi apresentada uma metodologia de como deve ser a gestão autárquica, o que nos ajuda muito porque com a evolução da sociedade essa gestão torna-se cada vez mais difícil”.           O encontro realizado em Setembro foi a segunda iniciativa levada a cabo pelo CRAUT desde que foi criado, em Junho deste ano, sendo que a primeira iniciativa realizou-se em Julho, tendo por convidado um especialista espanhol em gestão autárquica.

          Até ao final deste ano não estão previstas mais reuniões do CRAUT, adiantou Augusto Pólvora que, no entanto, avança com a possibilidade da publicação de um livro contendo os estudos apresentados pelos convidados dos seminários. “Uma forma de podermos consultar todos esses dados e analisar os novos métodos de trabalho”, adiantou o administrador delegado da AMDS.

seta-6929504