Edição Nº 42, 19-Out.98
Para promover a qualidade nos serviços de saúde
Foi criada uma Comissão de Acompanhamento
No dia 15 de Outubro, a Administração Regional de Saúde e os representantes das autarquias de Almada, Seixal e Sesimbra realizaram a primeira reunião da recém criada Comissão de Acompanhamento Externo dos Serviços de Saúde (cujo protocolo foi assinado em Julho) e que foi apresentada à comunicação social no dia seguinte. A ideia é trabalhar em conjunto com os utentes e os respectivos centros de saúde, no sentido de melhorar a qualidade e a quantidade da oferta, nos três centros em causa.
Constituída por representantes do Ministério da Saúde, por técnicos designados pelas autarquias e por representantes dos utentes dos três municípios, a Comissão que já começou a trabalhar, tem por função auscultar as queixas dos utentes e informar a Administração Regional de Saúde e os órgãos autárquicos sobre “o sentir e as perspectivas da comunidade em relação ao funcionamento dos serviços de saúde”.
A afirmação é de Fátima Leal, técnica de saúde da Câmara Municipal de Almada e um dos elementos deste grupo de trabalho que, em declarações ao “Setúbal na Rede”, perspectiva “um trabalho de colaboração entre todos, junto dos sete centros de saúde referentes aos três municípios envolvidos no projecto”.
Para esta responsável, a Comissão de Acompanhamento terá uma função de “mediador entre o público e os serviços de saúde”, com vista à divulgação dos problemas dos utentes e a rápidas respostas dos serviços em causa. A ideia, segundo Fátima Leal, partiu do próprio Ministério da Saúde que, “com este trabalho em parceria, pretende aproximar as pessoas da instituição, prestar um serviço à comunidade e a todos os utentes e adequar os meios às necessidades de cada zona”.
Acreditando que o trabalho de parceria e de mediação “vai funcionar”, Fátima Leal garante que a Comissão está já no terreno, para saber da realidade nos serviços de saúde, elaborar pareceres e sugestões para a melhoria do funcionamento desses mesmos serviços e desenvolver acções que visem a satisfação das necessidades de saúde da comunidade. Neste projecto estão incluídos três centros de saúde em Almada, três no Seixal e um em Sesimbra.