Edição Nº 47, 23-Nov.98
Turismo do Alentejo promove
Municípios da Costa Azul
A Região de Turismo de Setúbal/Costa Azul e as suas congéneres de S. Mamede, Évora e Planície Dourada assinaram, no dia 18 de Novembro, um protocolo de colaboração para a promoção dos quatro concelhos do Litoral Alentejano. Os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Santiago do Cacém foram incluídos no Plano de Promoção Conjunta do Alentejo para o ano de 1999, com vista à dinamização da promoção turística do Litoral Alentejano através das acções de divulgação do produto turístico Alentejo, que os seus promotores consideram de reputação internacional. O aproveitamento destes mecanismos de promoção criados pelas regiões de turismo de S. Mamede, Évora e Planície Dourada, e as Comissões Municipais de Turismo de Elvas e de Odemira, foi oficializado através da assinatura de um protocolo com a Região de Turismo de Setúbal (RTS), enquanto legítima representante dos quatro municípios do Litoral Alentejano. E as expectativas da RTS são muitas, pelo menos é o que diz Eufrázio Filipe, o presidente da RTS que acredita que será desta vez que aqueles quatro municípios da Costa Azul poderão vir a ser bem promovidos e representados. É que para o sucessor de Edgar Costa, há algum tempo que a RTS não representava convenientemente estes municípios, nomeadamente no que diz respeito à promoção de uma região que, sendo alentejana, não deixa de estar ‘agarrada’ a Setúbal e à Costa Azul.
Questionado pelo “Setúbal na Rede” sobre se estes esforços poderão significar o fim de velhos ‘litígios’ verificados durante a presidência de Edgar Costa, tendo por base alegadas faltas de representação das câmaras do Litoral Alentejano, Eufrázio Filipe garante que só pode falar da sua presidência e que, desde que dirige a RTS, tais problemas nunca se verificaram, “antes pelo contrário, já que pela primeira vez, assinamos um protocolo que dá uma enorme projecção a estes concelhos”.
O protocolo assinado com as outras regiões de turismo promotoras da iniciativa, tem em vista a promoção do produto turístico alentejano “como um todo”, já que para Andrade Santos, presidente da Região de Turismo de Évora, o Alentejo “tem uma realidade própria e especificidades únicas e das quais, sem qualquer dúvida, fazem, parte os quatro municípios do Litoral Alentejano”.