[ Edição Nº 47 ] – II Mostra de Gastronomia de Alcácer do Sal.

0

barra-8997348 Edição Nº 47,   23-Nov.98

linha-7040891

Mostra Gastronómica em Alcácer
Gastronomia do concelho em destaque

           A gastronomia de Alcácer do Sal vai estar em foco já a partir do dia 28 de Novembro na II Mostra de Gastronomia deste concelho. Aproveitando o programa de incentivo ao turismo “Escapadinha de três dias”, que promove neste momento o Alentejo, Alcácer quer ter nesta mostra uma mais valia que chame ao concelho aqueles que gostam de aproveitar o fim-de-semana para conhecer o país.

          Esta mostra de gastronomia é, segundo António Lacerda, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, uma “iniciativa municipal que visa dar a conhecer a qualidade e variedade da gastronomia da região”. Durante a mostra os restaurantes preparam, aos fins-de-semana, ementas especiais com o compromisso de que o final deste certame não ditará o fim da preparação destes pratos.

          A promoção do concelho é um dos principais objectivos da mostra que serve de pretexto para que se fale de Alcácer “na imprensa escrita e rádios locais, para além dos mailings enviados a especialistas na área da gastronomia por todo o país”, defende António Lacerda.
          O chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Alcácer do Sal considera que a “Escapadinha de três dias”, campanha para a época média e baixa em termos turísticos, que visa numa primeira fase a divulgação da região do Alentejo e a fidelização da procura que poderá vir a suscitar junto dos turistas, é uma mais valia para esta mostra gastronómica já que propicia “um momento em que o Alentejo vai andar na memória dos potenciais turistas”.
          A diversidade da gastronomia de Alcácer é marcada essencialmente pelas diferenças entre a faixa litoral do concelho e a área mais interior. Segundo António Lacerda, “no litoral a base dos pratos típicos é o peixe, de onde resulta a massa de peixe e a açorda de peixe e de marisco. No interior a gastronomia é marcada pela caça, carne de porco e também o peixe, mas de água doce, como a enguia”.
          Esta mostra promete também trazer propostas inovadoras ao nível da doçaria recorrendo ao tradicional receituário da terra como as Pinhoadas, o Bolo Real e todos os doces de pinhão, em receitas propositadamente inovadas pelos restaurantes para esta mostra gastronómica.

seta-3877671