[ Edição Nº 47 ] – Projecto Vida abre Parque de Aventuras no Barreiro.

0

barra-2881508 Edição Nº 47,   23-Nov.98

linha-8585923

Parque de Aventuras no Barreiro
Para ajudar toxicodependentes e jovens em risco

           O projecto Parque de Aventuras, criado pela associação Questão de Equilíbrio, para a inserção de crianças e jovens em situação de risco no concelho de Setúbal, está implantado na Mata da Machada, no Barreiro e dispõe de uma área de cerca de 200 hectares. A ideia é criar estruturas para apoio à reintegração de toxicodependentes e ajuda à integração de crianças abandonadas ou maltratadas.           A novidade foi avançada pelo Coordenador Distrital do Projecto Vida, em Setúbal, Ricardo Martinez – um dos parceiros da Questão de Equilíbrio no projecto Parque de Aventuras – durante o segundo dia de trabalhos da Mostra de Projectos de Prevenção das Toxicodependências, que decorreu nos dias 20 e 21 de Novembro, no Seixal, integrada na III Semana Europeia de Prevenção da Toxicodependência.           De acordo com Ricardo Martinez, o Parque de Aventuras já está em início de construção e visa a edificação de estruturas desportivas com actividades radicais, áreas de lazer e de actividades pedagógicas, para além de oficinas para a aprendizagem profissional, com vista à posterior integração dos jovens no mercado de trabalho.

          Este projecto é financiado por fundos comunitários e por verbas do Ministério do Emprego e Solidariedade, em cerca de 67 mil contos, e tem ainda por missão “oferecer terapias ocupacionais aos toxicodependentes em recuperação, bem como formação profissional que lhes permita ingressar no mercado do trabalho.”

          Para além disso, o Parque de Aventuras poderá ser ainda utilizado pelas associações do distrito e do país que se dediquem à ajuda e reintegração de crianças e jovens em situação de risco, como é o caso da Questão de Equilíbrio.

          A instalação do Parque de Aventuras na Mata da Machada, através de um protocolo com a Direcção Regional de Florestas do Ribatejo e Oeste, significa o ponto final num problema que se arrastava há já quatro anos. É que depois das hesitações da Câmara de Setúbal na cedência de terrenos, e dos problemas levantados por alguns cidadãos da Quinta do Anjo, em Palmela, para a implantação do empreendimento naquele zona, a Questão de Equilíbrio acabou por receber o ‘sim’ do Barreiro para dar guarida e reintegrar um total 80 toxicodependentes em tratamento.

          Para Ricardo Martinez este é um exemplo daquilo que as associações particulares de solidariedade social podem fazer com a ajuda de terceiros, como é o caso da Questão de Equilíbrio que, neste projecto, tem trabalhado em parceria com o Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Setúbal (CAT), com o Projecto Vida e com diversas associações alemãs e italianas que desenvolvem acções nesta área dos respectivos países.           Mas este projecto de combate às drogas parece não ser o único a funcionar no distrito, pelo menos a avaliar pela quantidade de iniciativas dadas a conhecer durante os dois dias da Mostra de Projectos de Prevenção. É que, segundo o Coordenador Distrital do Projecto Vida, foram divulgados e discutidos diversos projectos implantados no distrito com o apoio de diversas escolas do ensino básico.

          Entre o grupo de projectos de prevenção das drogas, conta-se o projecto PATO, Prevenção do Álcool e do Tabaco e os projectos Prevenir em Colecção, Aventuras na Cidade e Castelos de Risco. Estas iniciativas têm sido levadas a cabo, no terreno, pela associação cultural Arisco, com o apoio do Projecto Vida. Ainda na área das drogas, mas ao nível da prevenção secundária, foi apresentado e discutido o projecto STOP/Apoio Móvel à Toxicodependência, uma iniciativa da associação Questão de Equilíbrio em parceria com o Projecto Vida.

seta-5309826