[ Edição Nº 48 ] – Natal para todos no Barreiro.

0

barra-2365923 Edição Nº 48,   30-Nov.98

linha-8334313

Paroquianos e autarquia do Barreiro
Lançam projecto Natal para Todos

           Na primeira quinzena de Dezembro, a Câmara Municipal do Barreiro e um grupo de cidadãos da paróquia de Santa Cruz, denominado Solidariedade e Partilha, promovem uma acção de recolha de bens essenciais, que serão posteriormente distribuídos às famílias mais carenciadas do concelho. A ideia é lançar as ‘sementes’ de um trabalho que as duas entidades pretendem que venha a ser expandido aos outros dias do ano, em prol das famílias carenciadas do concelho do Barreiro.

          A acção tem o nome de Natal Para Todos e pretende ajudar as mais de uma centena de famílias pobres de dois bairros degradados daquele concelho. Assim, até dia 15, a estátua de Alfredo da Silva, na zona central do Barreiro, é o centro da acção que a autarquia pretende “participativa, em nome da solidariedade social”.

          A afirmação é o vereador Eduardo Xavier que, em declarações ao “Setúbal na Rede” referiu tratar-se de uma conjugação de esforços no sentido de “levar os cidadãos a ajudarem as dezenas de famílias carenciadas”, nomeadamente nas zonas do Barreiro Velho e do Bairro das Palmeiras.
          Por isso, a autarquia e o grupo Solidariedade e Vida, que segundo Eduardo Xavier, “tem vindo a desenvolver estas acções pioneiras há já alguns anos” apelam à dádiva que pode ir da roupa aos alimentos, passando por brinquedos e agasalhos. A entrega dos donativos poderá ser feita junto à estátua, onde se encontram grupos de jovens dispostos a receber e a acondicionar os bens. Esta acção é acompanhada de animação, no local, levada a cabo por grupos de estudantes, escuteiros e diversas instituições de solidariedade social.           Ainda segundo o vereador da Câmara do Barreiro, à medida que as ofertas forem recolhidas, vão sendo guardadas num dos armazéns disponibilizados pela Quimiparque, para depois de dia 15 serem distribuídas pelas famílias mais carenciadas e que constam no levantamento efectuado pela autarquia e pelo grupo de paroquianos.

          Para o vereador barreirrense, o Natal para Todos vai abrir as portas de “uma estreita colaboração com os paroquianos de Santa Cruz”, com quem a Câmara estabeleceu um protocolo quer visa o desenvolvimento de acções futuras com vista ao combate à pobreza e à exclusão social no concelho do Barreiro.

seta-6469722