Edição Nº 52, 28-Dez.98
ETAR vai para a zona do cais das pirites
Câmara de Setúbal já abriu concurso internacional
A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Setúbal vai ser construída em terrenos da autarquia, junto ao antigo cais das pirites alentejanas, na Freguesia do Sado. O anúncio foi feito na sessão pública de 22 de Dezembro, onde o executivo aprovou a abertura do concurso internacional para a concepção e construção da obra. A aprovação da abertura do concurso internacional, bem como a escolha definitiva da localização do equipamento, satisfazem o vereador do pelouro do ambiente, Mota Ramos, que considera ter sido dado um passo decisivo para o desenvolvimento do concelho e um contributo para a qualidade de vida dos cidadãos.
Isto porque, segundo Mota Ramos contou ao “Setúbal na Rede”, o facto da cidade não dispor de uma infra-estrutura fundamental para o tratamento de esgotos domésticos tem trazido custos sociais e ambientais que a autarquia quer erradicar. É o caso da praia da Albarquel, uma das mais concorridas de Setúbal, cuja degradação tem sido visível nos últimos anos, devido às descargas dos esgotos da cidade.
Para o vereador do Ambiente, a ETAR significa um importante equipamento de “despoluição do estuário do Sado”, permitindo a melhoria da qualidade ambiental e a recuperação de algumas zonas do estuário. Uma recuperação que, para o autarca, deverá promover a potenciação das actividades turísticas e lúdicas ligadas ao próprio rio. Por isso, Mota Ramos só lamenta que a aprovação da ETAR tenha demorado cerca de 3 anos, porque se a União Europeia tivesse dado uma resposta mais rápida ao pedido de financiamento, já este equipamento poderia estaria em fase de implementação.
Com um preço base que ronda os dois milhões de contos, a construção da ETAR de Setúbal é comparticipada em 85% a fundo perdido pelas verbas comunitárias, ao abrigo do Fundo de Coesão, sendo que o restante é da responsabilidade da própria autarquia. Considerada uma das mais importantes obras realizadas no concelho, nos últimos anos, a ETAR de Setúbal deverá entrar em funcionamento no ano 2000.