Comunistas de Alcochete prontos a saírem à rua
Se o Governo não se explicar sobre o incinerador
A Comissão Política Concelhia do PCP de Alcochete está a perder a paciência no caso do incinerador de armamento militar previsto pelo Governo para aquele concelho. Embora não rejeitem o projecto por falta de dados sobre o assunto, os comunistas acham o incinerador potencialmente perigoso para a população. Mas o que mais chateia o PCP é “a falta de diálogo” por parte das entidades oficiais, por isso prometem desencadear acções de luta até que surjam as explicações.
Lamentável e vergonhoso e indigno é como o dirigente do PCP de Alcochete, Paulo Deus, classifica a falta de explicações do Ministério da Defesa sobre o projecto para instalar um incinerador de armamento militar obsoleto em Alcochete. Explicações que “não surgem de maneira nenhuma”, nem mesmo depois da carta enviada pelo presidente da Câmara de Alcochete ao ministro da Defesa e dos pedidos de esclarecimento feitos pelos deputados comunistas e do partido ecologista Os Verdes junto do Governo, acrescenta Paulo Deus.
Um “secretismo” que está a “enervar” os dirigentes locais do PCP que condenam a atitude oficial, uma atitude que garante ter começado “há pelo oito meses, com decisões tomadas nas costas das populações e das autarquias em causa”.
Embora saiba que, do ponto de vista legal “nada obriga a explicações governamentais” sobre esta decisão, uma vez que se trata de terrenos estatais, Paulo Deus refere que a informação às populações é uma obrigação moral tendo em conta que “diz directamente respeito à segurança e qualidade de vida das populações” de três concelhos cujas fronteiras cruzam aquela zona militar: Alcochete, Montijo e Palmela.
E por defenderem tratar-se de um problema de “segurança pública e de preservação do meio ambiente”, os comunistas garantem não estar dispostos a esperar mais pelas respostas do Governo. Assim, Paulo Deus ameaça que, se até ao final da semana não surgirem novidades, os comunistas vão desencadear acções de sensibilização da opinião pública em todo o distrito.