Anuncio-vos uma grande alegria: hoje nasceu-vos um Salvador
O Natal de 1999, para além de aniversário de Jesus, é também o início do Ano Jubilar – que encerra a 6 de Janeiro de 2001. Ano Jubilar promulgado pelo Santo Padre João Paulo II, para dar graças a Deus por estes dois mil anos de cristianismo e para celebrar a entrada da Igreja católica num novo milénio.
Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem no seio de Maria, sem deixar de ser Deus, é o festejado. Para Ele se há-de levantar o nosso olhar em atitude de agradecimento e adoração, pois, Nele o homem descobre a sua vocação à comunhão com Deus e com todas as pessoas, reconhece o seu valor infinito, encontra sentido profundo para viver, e é uma nova criatura.
É essencial (re) colocar Jesus no centro do Natal, para que este não seja uma festa qualquer. Na verdade, só um Natal em que o homem se encontre com Jesus levará também ao encontro com os outros, ao perdão, à solidariedade e ao compromisso por um mundo justo. Quem se desinteressa do mundo e dos seus problemas e anseios não encontrou Jesus, como também, o encontro com o outro sem o reconhecimento de Jesus como Salvador, não é verdadeiramente Natal.
Convido a todos para a festa do Natal e do grande Jubileu dos dois mil anos de cristianismo. Venham com o coração simples e acolhedor, a fim de poderem receber a alegria grande e profunda que Jesus dá aos que Nele confiam. Venham todos: os que andam atarefados, os que não crêem em Jesus, os que nada esperam do Natal, os que se reúnem para a Eucaristia. Venham todos porque todos precisam da alegria de Jesus, porque Deus Pai deu o seu Filho a todos, porque no descrente há aberturas à fé, no crente há sinais de escuridão e no atarefado há necessidade de parar e de buscar o sentido para tantas canseiras…
BOM NATAL: Que Jesus nasça em cada um de vós e vos dê a paz, a alegria, o amor e a esperança que só Ele pode dar. Que cada um de vós iluminado, consolado, fortalecido por Jesus seja conforto, luz, coragem para todos os outros. E há tantas pessoas a precisar desta luz e consolação…
Dentre todas, porque estamos no seu ano internacional, destaco os idosos. BOM NATAL PARA OS IDOSOS, levemo-lhes uma palavra (gesto) de luz, coragem e consolação para que possam continuar a ser, eles também, luz, conforto e coragem para outros e outros…
Rezo – e peço que rezem – para que todos tenham a coragem de procurar e de ajudar a procurar na oração, na reconciliação, na Eucaristia e na caridade fraterna, o essencial do Natal: JESUS CRISTO.
Gilberto, Bispo de Setúbal