Edição Nº 53, 04-Jan.99
Trabalhadores da Torralta acusam
Empresa não respeita o Plano Social
A Comissão de Trabalhadores da Torralta, em Tróia, atribui nota negativa à gestão da empresa, por parte do consórcio Imoareia/Sonae, por considerar que o Plano Social, assinado com o Estado em 1997, não está a ser respeitado. Para além disso, acusa a empresa de promover um clima de instabilidade junto dos funcionários. A conclusão é apresentada num documento aprovado na última reunião de 1998 da Comissão de Trabalhadores, ligada ao Sindicato de Hotelaria, da CGTP, e tem por base o alegado incumprimento do Plano Social da empresa, a que a Imoareia/Sonae se comprometeu a aplicar no ano passado.
Segundo Joaquim Pires, da Comissão de Trabalhadores, contou ao “Setúbal na Rede”, dos oito pontos do documento, apenas um estará a ser cumprido e diz respeito à rescisão de contratos por mútuo acordo. Pelas contas do sindicalista, já saíram da unidade de Tróia 184 funcionários com idades compreendidas entre os 50 e os 54 anos, que correspondem a cerca de 38% dos trabalhadores daquela estrutura hoteleira.
De acordo com o dirigente sindical, as tentativas de rescisão de contrato não acabam aqui. Joaquim Pires diz que “agora estão a pressionar gente nova a sair, pelo que usam métodos de chantagem que vão da falta de ocupação à troca de folgas”.
Mas o dirigente sindical vai mais longe e afirma que, em Tróia existe “um forte clima de instabilidade, quer devido às pressões para rescindir contrato, quer pela falta de gente provocada pela enorme redução de pessoal”.
Para além disso garante que há trabalhadores “ilegalmente colocados na prateleira” e adianta que muitos serviços foram desactivados “para recorrerem a empresas exteriores, com prejuízo dos postos de trabalho da casa”.
Decididos a denunciar o que classificam de “má política de gestão”, os trabalhadores da Torralta, em Tróia, resolveram solicitar audiências ao ministro da Economia, ao secretário de Estado do Turismo, a todos os partidos representados na Assembleia da República e à própria administração da empresa.