Edição Nº 54, 11-Jan.99
Na cerimónia do 1º aniversário do “Setúbal na Rede”
Governador Civil garantiu ser este o jornal do futuro
O jornal “Setúbal na Rede” comemorou no dia 5 de Janeiro o seu primeiro aniversário, uma data assinalada oficialmente no dia 8, com uma cerimónia onde os representantes do Governo, das autarquias e dos empresários da região, afirmaram a importância de um órgão de comunicação social do distrito, na Internet.
“Trata-se de um projecto pioneiro e, nessa perspectiva, deve ser apoiado e incentivado por nós”. A afirmação é do Governador Civil de Setúbal, Alberto Antunes, durante a cerimónia comemorativa do primeiro aniversário do “Setúbal na Rede”, que, no dia 8 de Janeiro, juntou empresários, autarcas, o representante do Governo no distrito, e Mário Cristóvão, o adjunto do secretário de Estado da Comunicação Social, Arons de Carvalho.
Questionado sobre o papel do “Setúbal na Rede” na comunidade, Alberto Antunes afirmou ser “um jornal de grande importância para o distrito” e que, devido “à teimosia” dos que o fazem, poderá “continuar a afirmar-se e a expandir-se”.
A afirmação do “Setúbal na Rede” no mercado foi também um dos acentos tónicos do discurso do director do primeiro jornal digital do país, que recordou ter sido também este o primeiro órgão de comunicação social do distrito a marcar presença na Internet. E para Pedro Brinca, director do jornal, depois da nota positiva que constituiu este primeiro aniversário, foi tempo de lançar o apelo: “não deixem o “Setúbal na Rede” morrer!”. Um grito de alerta, para “quebrar a inércia instalada” e garantir mais apoio real em vez de “elogios e promessas”.
Um apoio que não se resume à publicidade, já que visa também a informação. Por isso, Pedro Brinca voltou a pedir a todas as instituições oficiais e particulares que “enviem toda a informação possível, que nos tratem como aos outros órgãos de informação, apesar deste não estar pendurado no quiosque pela manhã”.
“E se lá por sermos digitais, pensam que somos inferiores a alguém, desenganem-se”, continuou, porque “duvido que a esmagadora maioria dos jornais do distrito de Setúbal tenha o número de leitores que nós temos”, garantiu Pedro Brinca que adiantou possuir leitores assíduos em locais como o Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e Bélgica, para além dos países africanos de língua oficial portuguesa.
O apelo do director da publicação não caiu em saco roto, já que, durante a cerimónia, autarcas e empresários garantiram continuar a ajudar, no sentido de permitir que o “Setúbal na Rede” continue a afirmar-se.