[ Edição Nº 56 ] – Recuperação do Santuário do Cabo Espichel.

0
Rate this post

barra-6059925 Edição Nº 56,   25-Jan.99

linha-3199250

Recuperação do Santuário do Cabo Espichel
Obras vão custar mais de um milhão de contos

           A Direcção Nacional de Edifícios e Monumentos Nacionais (DNEMN) deu, esta semana, início às obras de restauro dos frescos da Igreja do Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra. Os trabalhos vão prolongar-se por alguns meses e fazem parte do projecto de arquitectura da DNEMN que prevê a reabilitação do monumento e a exploração turística de parte do santuário.

          A novidade foi avançada ao “Setúbal na Rede” pelo vereador do pelouro da Cultura da Câmara de Sesimbra, Cristóvão Rodrigues, que adiantou tratar-se da concretização, no terreno, de um projecto “há muitos anos exigido pela autarquia”, tendo em conta que o edifício e a área envolvente encontravam-se em avançado estado de degradação.

          As obras de recuperação do Santuário do Cabo Espichel estão orçadas em mais de um milhão de contos, a cargo da administração central, envolvem o interior de todas as alas do edifício, bem como o tratamento da fachada e a recuperação da Igreja e dos respectivos frescos.           O projecto contempla ainda a reabilitação das áreas exteriores envolventes, num perímetro de 12 metros, estando neste momento concluídas as obras relacionadas com a estrada de ligação entre Sesimbra e o Cabo Espichel, estas da responsabilidade da autarquia sesimbrense.           Se tudo correr como previsto, as obras poderão estar concluídas no primeiro trimestre do ano que vem, pelo que, a partir daí, o edifício e toda a área envolvente transformar-se-ão num dos mais importantes destinos turísticos do concelho.           São estas as expectativas do vereador da Cultura da Câmara de Sesimbra que diz acreditar nas apostas turísticas daquele concelho, das quais fazem parte as tradições revividas no Cabo Espichel.           O Santuário foi construído há mais de 200 anos por peregrinos que se deslocavam ao Cabo Espichel para prestar homenagem a Nossa Senhora do Cabo, com base numa lenda que falava da aparição da santa no Cabo Espichel, num dia de tempestade.           Composto por três edifícios, propriedade da Confraria da Senhora do Cabo, o Santuário abriga o antigo convento e a Igreja, sendo famoso pela devoção do povo, nomeadamente da comunidade de pescadores e de carregadores de peixe de Sesimbra.

          De acordo com o protocolo estabelecido entre o Governo e a Confraria, depois de concluídas as obras a sociedade religiosa receberá apenas a ala sul do edifício – onde continuarão a ser efectuadas as romagens à Senhora do Cabo – enquanto a ala norte será entregue à ENATUR, para a implantação de uma pousada.

seta-5157379