[ Edição Nº 58 ] – 3º Encontro Nacional da Associação Educação e Media.

0
Rate this post

barra-4208191 Edição Nº 58,   08-Fev.99

linha-2656101

À procura de certezas na comunicação social
Professores e jornalistas reúnem na ESE de Setúbal

           A troca de experiências entre professores e profissionais da comunicação social foi o principal objectivo do 3º Encontro Nacional da Associação Educação e Media (AEM) que se realizou na Escola Superior de Educação de Setúbal durante os dias 3 e 5 de Fevereiro. Este encontro denominado “Do Uni ao Multi Media do Nosso Contentamento” partiu da necessidade de reflexão e discussão dos sócios da associação.

          Foi “à procura de certezas geradoras de incertezas” que a associação se reuniu para debater o impacto das novas tecnologias da comunicação na sociedade, sobretudo na escola e nos meios de comunicação social, divulgar programas europeus de utilização das novas tecnologias da comunicação, partilhar experiências entre profissionais da educação e da comunicação social e divulgar várias formas de utilização das novas tecnologias da comunicação.

          Isabel Rosa, Presidente da Direcção da AEM, apesar de satisfeita com o encontro lamenta não ter havido uma grande participação já que “umas pessoas participaram só nalguns painéis e não participaram noutros, o que dá uma visão um bocado parcelar”. Como balanço final considera que “dum modo geral correu muito bem”.
          Baseando-se no lema do encontro, Isabel Rosa garantiu terem conseguido “encontrar algumas certezas e construir novas incertezas”. As certezas foram “as boas experiências trazidas” e as incertezas “os problemas à volta delas que vão criar outros projectos, outras ideias e novas formas de viver na escola e nos meios de comunicação social”.           O encontro permitiu ainda esclarecer e elucidar os participantes sobre a interacção que pode haver entre as novas tecnologias, a escola e os meios de comunicação social, uma conjugação de esforços no sentido de aproveitar os recursos existentes para cativar os alunos e professores para as várias áreas de actividade.

          Referindo-se aos objectivos, a presidente da AEM diz que foram plenamente atingidos, até porque “ter aqui os profissionais de comunicação social é complicado” visto terem “sempre muito que fazer”.

          A Associação Educação e Media tem três anos, conta com 200 sócios e desenvolve neste momento cursos de imprensa, rádio, televisão e comunicação oral, em colaboração com o CENJOR, Centro Protocolar de Formação de Jornalistas, e programa uma tertúlia para comemorar os 25 anos do 25 de Abril. O quarto encontro nacional não tem ainda lugar definido mas o quinto já está apontado para o Algarve.

Élia Freitas     

seta-5450420