[ Edição Nº 60 ] – Terminal de contentores no porto de Setúbal.

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barra-2006464 Edição Nº 60,   22-Fev.99

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Terminal de Contentores do Porto de Setúbal
Quercus receia impactes da aplicação do projecto

           O projecto para a construção do novo terminal de contentores/plataforma multimodal no porto de Setúbal, cujo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) entrou em fase de consulta pública, está a provocar algum receios entre os responsáveis da Quercus quanto aos impactes negativos de tal mudança no estuário do Sado. Tudo porque, de acordo com o presidente da associação ambientalista, Francisco Ferreira, o EIA deixa em aberto a ideia de alguns impactes irreversíveis ao nível paisagístico e no meio aquático, como é o caso da alteração das correntes.

          Embora considere este projecto “muito melhor” que o primeiro, chumbado em 1996, Francisco Ferreira afirmou ao “Setúbal na Rede” querer ver minimizadas algumas das consequências negativas que se adivinham no EIA. É que para além da questão da alteração das correntes, o hidrodinamismo, prejudicial às espécies estuarinas, colocam-se também os problemas relacionados com os impactes negativos permanentes nas vias de comunicação do concelho, por onde irão passar os veículos com carregamentos para o porto de Setúbal.

          Para além da poluição causada pelo aumento do número de camiões nas vias de comunicação do concelho, receia-se ainda acidentes de percurso envolvendo as cargas destinadas ao porto de contentores.

          Ao nível dos efeitos no estuário, o ambientalista alerta ainda para a possibilidade das dragagens de areias poderem vir a ser superiores ao previsto e adianta que, se isso vier a acontecer, a Quercus quer “uma avaliação do impacte ambiental de uma ponta à outra”. Mas se assim for, Francisco Ferreira não ficará satisfeito se não for analisado, “até que ponto não terá de haver uma discussão pública sobre a matéria”.

          O mesmo ocorre com os outros impactes reversíveis porque Francisco Ferreira admite que embora “relativamente pequenos” levantam algumas preocupações, como é o caso da alteração da qualidade e da temperatura da água durante a construção do terminal. São questões que a Quercus quer ver acauteladas e por isso, faz questão de referir e evidenciar todos estes receios num parecer a emitir depois de 5 de Março, altura em que termina a fase de consulta pública do EIA.           Escolhido essencialmente devido às boas acessibilidades à zona portuária e à competitividade provocada pela sua localização estratégica, o porto de Setúbal irá receber no próximo ano o Terminal de Contentores/Plataforma Multimodal.           Com a aplicação deste projecto, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra pretende instalar um terminal para acolhimento de navios de grande porto, que se prolongará entre o actual terminal de contentores e o cais da Ford Volkswagen. Com uma frente de acostagem de 724,4 metros, o terminal contará ainda com zonas de circulação rodo-ferroviária, de parqueamento, edifícios e oficinas.

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