Edição Nº 61, 01-Mar.99
Debate promovido pela ANJE
Para debater as fragilidade da região
Os novos projectos e o futuro do turismo regional foram objecto de discussão no dia 24 de Fevereiro, numa iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Os temas fortes que juntaram à mesma mesa dezenas de empresários do distrito, foram o turismo e a defesa da localização do novo aeroporto de Lisboa em Rio Frio.
Paulo Caria, coordenador da ANJE de Lisboa e Vale do Tejo considera que a instalação do aeroporto em Rio Frio “é a melhor escolha para a área se firmar como um pólo de desenvolvimento da região”. Desta forma, a ANJE diz estar fortemente empenhada em trazer para Rio Frio o novo aeroporto de Lisboa.
Outro ponto em discussão foi o futuro do complexo turístico da Torralta, em Tróia, defendido por Caetano Pestana, do grupo hoteleiro Pestana, que considerou que o aeroporto “não é assim muito importante para Tróia” sendo que o que classifica de mais importante “é a falta de 20 Km de auto-estrada para ligar Portugal a Espanha”, assim como a falta de serviços prestados pelas transportadoras aéreas portuguesas, “nomeadamente no que se refere aos horários praticados”.
O complexo turístico de Tróia trará mais dois mil postos de trabalho e o grupo hoteleiro pretende instalar no terreno de 100 hectares com 2 km de praia, um conjunto de hotel, golfe e vivendas, “mas não de forma a sobrecarregar o terreno”. Para este responsável, “Tróia será o que o Governo quiser porque vivemos num país da Europa comunitária cujo Tratado de Maastrich não tem uma linha que se refira ao turismo”.
Eufrázio Filipe, presidente da Região de Turismo da Costa Azul referiu que a “actividade turística está com uma importância crescente no desenvolvimento económico e social, para um trabalho integrante no papel nacional”. O papel da Região de Turismo foi também referido como “não sendo uma extensão do poder central, continua a ser fazedora de pequenos milagres sem meios suficientes”.
Considerando que o turismo continua a ser “o parente pobre do desenvolvimento”, Eufrázio Filipe defende que deve continuar a ser exigido um melhor ordenamento, uma legislação adequada e criatividade e descentralização de meios. A questão dos transportes como mais valias do turismo foi outro tema abordados por Eufrázio Filipe que disse ser necessário implementar o comboio TGV Lisboa-Madrid com interface em Setúbal, bem como a Circular Interna da Península, uma rede ferroviária Barreiro-Chelas, novas travessias no Tejo e o aeroporto em Rio Frio. Este encontro primou pelo debate de ideias em que prevaleceu o desejo de desenvolvimento e de entendimento entre os grupos económicos com vista ao futuro do turismo na região.