[ Edição Nº 62 ] – Cravinho na Expo Região.

0
Rate this post

barra-2064302 Edição Nº 62,   08-Mar.99

linha-7566094

Cravinho na Expo Região
Refere a importância de Setúbal no país

           O ministro do Equipamento, João Cravinho, esteve no pavilhão de exposições da AERSET, em Azeitão, no dia 3 de Março, para a inauguração da Expo Região, uma mostra das potencialidades do distrito organizada pela Associação Empresarial da Região de Setúbal, em parceria com a Associação de Municípios do Distrito e a Região de Turismo da Costa Azul. Na altura Cravinho enalteceu o crescimento da região e a forma como ultrapassou as sucessivas crises.

          O actual estado de progresso do distrito de Setúbal foi o tema focado pelo ministro do Equipamento no encontro com a comunicação social após a inauguração da Expo Região, porque o Governante acredita que a região “renasceu das cinzas” e vive agora “um grande progresso, nomeadamente no sector da metalomecânica”.
          Daí a importância para o distrito de “aqui se instalarem indústrias não poluentes”, adianta Cravinho que considera ser esta uma das formas mais eficazes de promover um “desenvolvimento

    Ministro João Cravinho e José Santos, presidente da AERSET, de visita ao stand

    do “Setúbal na Rede”.

limpo” de Setúbal. Por isso, o ministro preconiza uma forte aposta na indústria “sem chaminés”, ou seja, o incremento da área dos serviços e do turismo.
          A questão da localização do novo aeroporto de Lisboa, que a maioria das autarquias defende que seja em Rio Frio, não deixou Cravinho indiferente, até porque durante toda a visita foi confrontado com essa vontade, através dos cartazes colocados nos pavilhões da Associação de Municípios e do Movimento Pró Aeroporto. No entanto, esquivou-se a grandes comentários sobre a matéria, limitando-se a garantir que o novo aeroporto de Lisboa “será porventura o projecto mais importante dos próximos 10 a 15 anos”.
          A península de Setúbal, enquanto parte integrante da região de Lisboa e Vale do Tejo, foi considerada por Cravinho como “um motor do desenvolvimento da região e do país para o século XXI”. Mas Cravinho vai mais longe ao garantir que, tal como Setúbal precisa do país, “o país precisa da região de Setúbal para ter um impulso de desenvolvimento”.
          A realização da Expo Região levou João Cravinho a defender a ideia de “um distrito onde se podem realizar actividades de alto valor acrescentado” sem no entanto, esquecer a importância da preservação do património ambiental “através de um desenvolvimento sustentado por princípios de rigor”.
          Para além da defesa do ambiente, o ministro do Equipamento sublinhou a “necessidade absoluta de reforçar a alta tecnologia na península”, o que, aliada à experiência e “ao conhecimento dos profissionais do distrito, que tem um grande passado industrial”, poderá oferecer infra-estruturas e meios para que a região se transforme o distrito numa das zonas mais fortes do país.

          20 mil visitantes

          A realização da Expo Região, a primeira mostra das potencialidades do distrito ao nível do empresariado e do trabalho autárquico e associativo, saldou-se por “uma feliz surpresa” tendo, inclusivamente, “superado todas as expectativas” da organização.
          Quem o diz é o presidente da AERSET, José Santos, que num primeiro balanço dos quatro dias de certame, garantiu ao “Setúbal na Rede” terem passado pela mostra regional cerca de 20 mil visitantes.
          Um número que deixa os promotores da iniciativa satisfeitos e “animados” quanto a acções futuras, adianta José Santos, que pensa já na edição do ano que vem, obrigatoriamente “melhor” graças “à experiência acumulada com esta primeira iniciativa”.
          O facto desta primeira experiência de parceria ter ultrapassado as expectativas dos promotores do certame, é entendido como “a grande prova de que as coisas saem melhores se forem feitas em conjunto com todos os intervenientes no desenvolvimento da região”. Daí, o dirigente dos empresários do distrito garantir que “Setúbal poderá desenvolver-se se todos os cidadãos, instituições e empresários se unirem numa estratégia comum”.           Satisfeito com os resultados da mostra distrital, o presidente da AERSET refere ainda a qualidade da mostra e das representações, quer ao nível do empresariado quer no que toca às autarquias e às associações cívicas, sem se esquecer do trabalho desenvolvido por todos os colaboradores e funcionários dos pavilhões.

          Por isso faz questão de salientar “a grande dedicação do pessoal das câmaras municipais” que durante quatro dias não arredou pé dos stands, “sem folgas nem descanso”, para além do trabalho “dedicado e incessante” de todos os grupos musicais e artistas convidados pelas respectivas autarquias para a animação do certame.

          [email protected]

seta-3320837