[ Edição Nº 63 ] – Corrida P'la Vida no Barreiro.

0
Rate this post

barra-1214414 Edição Nº 63,   15-Mar.99

linha-6107160

Para comemorar a suspensão da co-incineração
Barreiro promove a Corrida P'la Vida

           As associações culturais e desportivas do concelho do Barreiro vão levar a cabo uma iniciativa desportiva, denominada Corrida P'la Vida, no dia 27 de Março. A acção tem o apoio da Câmara Municipal e pretende assinalar a suspensão do processo de co-incineração, que indicava a instalação da estação de pré-tratamento dos resíduos tóxicos na Quimiparque. Uma ideia que, para os organizadores, apesar de suspensa continua de pé, por isso é melhor recordar que o Barreiro continua atento ao evoluir da situação.           Mais de 70 associações culturais e grupos desportivas do Barreiro responderam à chamada da Juventude Desportiva da Cidade Sol e do Grupo Recreativo da Quinta da Lomba, para a corrida de dia 27 de Março, avançou a organização da iniciativa em conferência de imprensa realizada no dia 11 de Março.

          Assim, segundo contou ao “Setúbal na Rede”, José Costa, técnico da autarquia barreirense e director da Juventude Desportiva Cidade Sol, a corrida “vai mostrar ao país que não estamos a dormir” e que o Barreiro continua atento ao processo de co-incineração de resíduos tóxicos em cimenteiras.

          É que, segundo este membro da comissão organizadora da corrida, “apesar de chegarmos atrasados” em relação ao calendário inicial dado que a corrida estava planeada para o início do ano, “continua a ser actual esta nossa posição” visto que o processo “foi apenas suspenso e pode ser retomado a qualquer momento”.
          Ou seja, as dificuldades dos promotores em “por a máquina em funcionamento” e contactar com as mais de 70 associações, no sentido de organizar a corrida acabam por “não mudar nada” já que o Barreiro continua a querer mostrar que seja agora “ou no ano que vem”, a população “rejeitará sempre a estação de pré-tratamento na Quimiparque”.           Assim, de acordo com José Costa, irão participar na Corrida P'la Vida mais de 5 mil pessoas, a partir dos seis anos, desde crianças das escolas primárias aos adultos das colectividades. A organização espera uma participação maciça da população em geral, pelo que já montou diversos sistemas de apoio, que vão desde autocarros para o transporte dos mais novos aos diversos pontos de partida, à assistência médica preparada para qualquer emergência.           A corrida, que irá atravessar todas as freguesias do concelho, será feita por grupos distintos de participantes, que partirão de diversos pontos do concelho, desde a Escola Secundária de Casquilhos até ao Largo 3 de Maio.           A partida do primeiro grupo será efectuada às dez da manhã, frente à Escola 2+3 da Quinta da Lomba, sendo que, com um intervalo de alguns minutos, sairão os outros grupos de participantes. A chegada à meta, instalada no Largo Catarina Eufémia, está prevista para o meio dia.

          [email protected]

seta-3695611