[ Edição Nº 63 ] – Jantar de democratas na véspera do 25 de Abril.

0
Rate this post

barra-5349184 Edição Nº 63,   15-Mar.99

linha-1044958

Contra “o branqueamento do fascismo”
Democratas organizam jantar pelo 25 de Abril

           No próximo dia 24 de Abril, um grupo de cidadãos de Setúbal promove mais um Jantar de Democratas, para assinalar a passagem da revolução dos cravos. A iniciativa deste ano, dada a conhecer no dia 10 de Março, é realizada há cerca de 16 anos por um grupo de pessoas ligadas ao PS e ao PCP.

          “Denunciar as tentativas de branqueamento do fascismo “, incrementar os ideais da revolução no ano que em que passam 25 anos sobre a data que mudou Portugal e captar o interesse dos mais jovens para a importância desse dia, são os principais objectivos do encontro que no dia 24 deverá reunir cerca de 500 pessoas à mesma mesa.

          Os objectivos são apontados por Valdemar Santos, da Comissão Promotora, que disse ao “Setúbal na Rede”, ser importante “lutar contra o branqueamento do fascismo”, levado a cabo ao longo dos últimos anos e cuja maior expressão, de acordo com o representante comunista na Comissão Promotora, terá sido atingida pelas declarações do historiador José Hermano Saraiva a um jornal nacional, de que “afinal de contas, Salazar até não era ditador”.
          Uma tendência que Valdemar Santos diz estar cada vez mais presente na sociedade portuguesa, por isso aposta na “desmontagem destes branqueamentos” através do incremento dos ideais da democracia e na educação dos mais jovens quanto à História da revolução.
          Já o socialista Henrique Salgado, também da Comissão Promotora, gostaria de ver o jantar “mais composto” ao nível da representação partidária porque, segundo adianta “nunca vi lá gente do PSD nem do PP”. Um ‘fenómeno’ que persiste apesar dos “esforços” desenvolvidos por este responsável que já fala em “grandes doses de indiferença da maioria dos partidos face a esta questão”.
          Mas a desilusão tem contornos que ultrapassam os da questão partidária, já que, para este responsável, se os valores do 25 de Abril não forem divulgados “as gerações mais novas correm o risco de esquecerem a nossa História“.           Daí que a comissão, composta por Henrique Salgado, Orlando Curto, Rita Sales, Valdemar Santos, Carlos Dutra, Carlos Lopes, Fernando Casaca e Francisco Lobo, aposta nos participantes deste ano, visto que pelas contas da organização, a maioria dos presentes no jantar deverão ser jovens democratas do distrito.

          [email protected]

seta-2962845