[ Edição Nº 63 ] – Sodia vai construir helicópteros.

0
Rate this post

barra-8035967 Edição Nº 63,   15-Mar.99

linha-9676551

Construção de helicópteros na ex-Renault
Ministério da Economia desconhece proposta

           O Ministério da Economia não recebeu qualquer proposta da empresa holandesa RDM para fabricar helicópteros na Sodia, ex-Renault, pelo que desconhece oficialmente as intenções da empresa quanto à fábrica de Setúbal. O desmentido sobre a existência de tal proposta, dada como certa junto da comunicação social nacional, foi feito ao “Setúbal na Rede” por Cristina Cardoso, assessora do secretário de Estado da Economia, Vítor Ramalho.

          A ideia da RDM chegou a ser abordada pela representação da empresa, em Portugal, durante um encontro informal com Pina Moura, em Dezembro de 1998, mas nunca chegou ao papel, pelo que a assessora do Ministério desmente que tenha sido entregue qualquer proposta formal. Como Cristina Cardoso considera que “conversas não são propostas”, garante que o caso não pode avançar enquanto não forem dados os passos oficiais.

          Quanto à viabilidade de tal ideia, a assessora de Vítor Ramalho prefere não tecer comentários, até porque considera “prematura qualquer consideração” sobre as “desejáveis” intenções de negócio para a reconversão da Renault de Setúbal. Assim, as diversas propostas levadas ao Ministério da Economia, desde que a fábrica de Setúbal fechou as portas, em Agosto do ano passado, têm continuado em segredo porque, segundo avança esta responsável, “não se devem criar falsas expectativas junto dos ex-trabalhadores”.
          Mas se a proposta da RDM não entrou no Ministério da Economia, tudo indica que já terá dado entrada no Ministério da Defesa Nacional. Segundo o “Setúbal na Rede” apurou junto de fonte ligada ao gabinete do ministro Veiga Simão, a representação da RDM terá reunido na semana passada com o gabinete do ministro, para apresentar a proposta oficial que faz depender a compra da Sodia , da entrada desta empresa na lista de fornecedores dos novos submarinos para a Marinha portuguesa.           Pese embora os esforços desenvolvidos até ao fecho da presente edição, no sentido de confrontar o assessor do ministro da Defesa, Vasco Colares Pereira, com as informações obtidas entretanto, tal contacto acabou por revelar-se impossível.           De acordo com o plano da empresa holandesa, o investimento na reconversão da fábrica de Setúbal ronda os 100 milhões de contos, estando a empresa disposta a comprar as instalações ou a admitir como parceiro o IPE – Investimentos e Participações Empresariais. O plano indica ainda a intenção de integrar alguns dos antigos funcionários da Sodia, entretanto no desemprego, na futura fábrica MD Helicopters de Portugal.

          [email protected]

seta-6954162