Edição Nº 66, 05-Abr.99
Lobby por Rio Frio ao lado do ministro
João Cravinho é contra a opção Portela
O ministro do Equipamento, João Cravinho, considera inviável a proposta do presidente da Câmara de Lisboa para o alargamento do aeroporto da Portela em vez da construção de uma nova estrutura. A decisão foi anunciada pelo ministro, numa reunião efectuada no dia 30 de Abril com os autarcas dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, assim que surgiram as notícias da constituição do lobby de João Soares em defesa do investimento no aeroporto da Portela. Uma posição que deixou satisfeitos os responsáveis pelo lobby de Setúbal, a favor do aeroporto em Rio Frio.
As certezas do ministro do Equipamento, fundamentadas em estudos oficiais, parecem ter deitado por terra as aspirações do lobby da Portela, pelo que a reunião com acabou por sossegar os autarcas do distrito de Setúbal presentes no encontro. É o caso do vereador Alberto Gameiro, da Câmara Municipal de Sesimbra, que, em declarações ao “Setúbal na Rede”, considerou a posição do Governo “importante” na medida em que se torna “esclarecedora” das posições do Governo face a uma matéria de grande importância para o distrito como é o caso da instalação do novo aeroporto em Rio Frio.
José Santos, presidente da Associação Empresarial da Região de Setúbal, AERSET, e membro da Comissão Executiva da Associação Pró Aeroporto em Rio Frio, partilha da mesma opinião e considera ter sido fundamental a declaração do ministro.
De acordo com este responsável, a ideia da Portela “não faz qualquer sentido”, quer do ponto de vista empresarial quer ao nível dos impactes. Primeiro porque “por muito que estiquem o tempo útil da Portela, não dura muito mais do que está previsto“, pelo que do ponto de vista empresarial “não faz sentido investir para depois não ter o retorno”.
Quanto aos impactes do alargamento do aeroporto, “poderiam ser catastróficos”, já que a medida teria de prever o desaparecimento de bairros contíguos e o agravamento da poluição sonora e ambiental da zona envolvente.
Mas num ponto, José Santos diz estar de acordo com o presidente da Câmara de Lisboa. É que, segundo adianta, o autarca defendeu esta semana que, se for provado que o aeroporto da Portela não pode ser aumentado, “a melhor localização para o novo aeroporto é a de Rio Frio”. [email protected]