[ Edição Nº 66 ] – CRÓNICA DE OPINIÃO por Isabel Fernandes.

0
Rate this post

barra-6014855 Edição Nº 66,   05-Abr.99

linha-9527161

isabel1-7799938

CRÓNICA DE OPINIÃO
por Isabel Almeida Fernandes
(Presidente da Comissão Política Distrital do CDS/PP)

Boy’s adventures

           A Comissão Política Concelhia do CDS/Partido Popular, na senda da sua actuação política no concelho, tem vindo a acompanhar o desenvolvimento das “aventuras” encetadas por “camaradas” socialistas no Parque de Reserva Natural – Mata da Machada.

          Na qualidade de Presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal do CDS/Partido Popular, não posso deixar de manifestar a minha indignação face ao que está a acontecer naquele local. E que é, nem mais nem menos, do que a destruição de uma zona florestal nobre daquele concelho, a troco de ganhos financeiros que, decerto, rondarão os milhares de contos.

          Vêem os responsáveis por tal devastação tentar dar uma explicação para os actos por si praticados. Melhor seria não se pronunciarem, tantas são as contradições.           Impõe-se, assim, que se diga de forma clara e frontal: Não é verdade que exista um projecto para aquela área; Não é verdade que o pretenso projecto se destina à recuperação de toxicodependentos, pois isso seria de louvar; Não é verdade que apenas estejam a ser utilizados os hectares que foram disponibilizados pela DRARO; Não é verdade o que consta de uns luxuosos folhetos que foram distribuídos sobre o projecto virtual para a Mata da Machada (publicidade enganosa).           O que é verdade é que está a ser devastada uma área florestal de suprema importância para o concelho, onde já se podem observar clareiras imensas, comparáveis, na sua dimensão, a campos de futebol; O que é verdade é que estão a ser abertos caminhos que possibilitem a circulação de camionetas e tractores para procederem ao transporte da madeira (já devidamente cortada) para o respectivo estaleiro; O que é verdade é que não vão ser plantadas novas árvores, pois se esse fosse o objectivo, teriam começado por uma zona da Mata da Machada que se viu destruída por um incêndio.           Estamos assim perante mais uma situação de abuso de poder, em que os boys do PS entram em mais uma “aventura”, (sem riscos?), usando e abusando de um património que é pertença de todos os barreirenses, explorando e devastando uma área sem que para tal exista autorização, sem que para tal exista um projecto concreto, etc.           Várias questões se nos colocam: Não estaremos perante uma situação que pode enquadrar-se numa tipologia criminal? Não será abuso de poder? Gestão danosa? Desrespeito pelo meio ambiente?           O Partido Socialista do diálogo, do primeiro as pessoas, revela-se, a cada dia, mais distante dos valores e ideias proclamados em tempos eleitorais.           Senhor Primeiro Ministro, Senhor Ministro da Agricultura, Senhores Dirigentes socialistas, estou certa que V.Exas. se interessarão por este caso, que desencadearão as devidas investigações e que terão a preocupação de informar todos aqueles que se sentem prejudicados por esta actuação. Claro que dúvidas não subsistem sobre a capacidade do Governo Socialista de esclarecer e levar a fundo qualquer assunto, tal como se tem verificado ultimamente com os casos do SIEDM, SIS, Polícia Judiciária e Universidade Moderna… Espero sinceramente que a questão ora levantada seja alvo da mesma preocupação! [email protected]     

seta-1755201