Edição Nº 66, 05-Abr.99
AERSET aceita desafio das instituições sociais
Setúbal vai acolher Expo Solidariedade’99
A Associação Empresarial de Setúbal, em colaboração com o Centro Regional de Segurança Social de Setúbal, a Associação de Municípios do Distrito e as instituições de solidariedade social, vai promover o primeiro certame da região dedicado a esta temática. O desafio partiu do presidente da Cáritas de Setúbal, Eugénio Fonseca, e foi aceite de imediato pela AERSET, em cujo pavilhão de exposições vai decorrer o certame. A Expo Solidariedade’99 vai decorrer entre os dias 10 e 16 de Maio, com a participação de 160 stands, em representação de diversas instituições como é o caso das misericórdias, das instituições particulares de solidariedade social, das cooperativas de apoio a jovens deficientes, das mutualidades e das casas do povo do distrito.
A ideia é dar a conhecer a dinâmica social e as práticas de solidariedade existentes na região, pelo que o presidente da AERSET, José Santos classifica o certame como um “primeiro passo” para uma mudança da atitude cultural da sociedade face aos problemas sociais e à necessidade da sua resolução.
José Santos considera ainda que a iniciativa vem “de encontro” aos esforços desenvolvidos pela AERSET, no sentido de chamar a atenção da sociedade “e dos empresários” para a necessidade de um combate conjunto ao fenómeno da exclusão social, tendo em conta que se trata de “uma questão de cidadania”.
Segundo o presidente dos empresários do distrito contou ao “Setúbal na Rede”, a Expo Solidariedade significa ainda uma tentativa de diálogo aberto sobre as questões sociais que mais afectam o distrito, pelo que estão ainda previstos debates temáticos “descentralizados” por diversos concelhos, sobre o combate à exclusão social. Os debates vão contar com a presença de técnicos e especialista nas mais diversas áreas de apoio social, no sentido de “partilhar ideias e experiências”, acrescenta. Durante os seis dias de certame, a realizar no pavilhão de exposições da AERSET, Em Azeitão, serão ainda promovidas várias acções de carácter recreativo e cultural, a cargo das diversas instituições presentes. No último dia do certame, e associando-se às comemorações do Ano Internacional do Idoso, a organização irá promover um almoço e um jantar com cerca de cinco mil idosos no próprio pavilhão de exposições. [email protected]