Morreu o deputado do PP eleito por Setúbal
Abecasis será substituído por António Pombeiro
Nuno Krus Abecasis morreu no dia 14 de Abril num hospital de Lisboa, depois de dois meses em coma devido a um acidente vascular cerebral. Com 70 anos, o deputado do PP eleito por Setúbal sucumbiu à doença, deixando atrás de si uma vida dedicada à política regional e nacional.
Fundador do CDS/PP, Krus Abecasis morreu na manhã do dia 14 de Abril, tendo o seu corpo sido sepultado no dia seguinte no cemitério do Alto de São João. Ex-presidente da Câmara de Lisboa e ex-secretário de Estado das Indústrias Extractivas e Transformadoras, à data da morte desempenhava o cargo de vice presidente da Assembleia da República e de deputado eleito por Setúbal.
Um feito conseguido nas últimas eleições legislativas que, como diz a Comissão Política Distrital do PP “foi um marco histórico” já que Nuno Abecasis fez o que todos consideravam impossível num distrito virado à esquerda.
A morte do fundador do CDS/PP significa para a presidente da Comissão Política Distrital, Isabel Fernandes, “uma perda incalculável” para o país e “para Setúbal em particular”, dado que Abecasis foi para muitos, uma fonte “inesgotável” de inspiração e ensinamentos ao nível da política. Neste campo, Isabel Fernandes diz mesmo que aquilo que sabe e os valores que defende, no que diz respeito à democracia cristã, “devo-o a Krus Abecasis”.
Em Setúbal, o deputado do PP “trabalhou com afinco”, pelo que tinha já em andamento alguns projectos estruturantes. Trata-se de ideias base do PP para Setúbal, que Abecasis tinha iniciado com a Distrital e que agora Isabel Fernandes admite poderem vir a sofrer “um grande abalo”. No entanto garante a validade das “directrizes” do trabalho elaborado pelo fundador do partido para o futuro do PP na região, pelo que promete avançar com as ideias do deputado por Setúbal em nome do “desenvolvimento do distrito”.
No parlamento, a cadeira de Abecasis será ocupada pelo nº 2 da lista do PP em Setúbal, tendo já o líder do grupo parlamentar, Luís Queiró, reunido com o independente António Pombeiro. Uma reunião que se revelou positiva, já que António Pombeiro garantiu ao “Setúbal na Rede” estar disponível. Embora esteja, neste momento, em período de “reflexão”, Pombeiro diz que tudo indica que irá aceitar o cargo. Quanto à sua actuação na Assembleia da República, Pombeiro promete continuar o trabalho em prol do distrito de Setúbal.