[ Edição Nº 68 ] – Comissão de Fogos Florestais afina estratégias.

0
Rate this post

A um mês da habitual época de incêndios
Comissão de Fogos Florestais afina estratégias

           Composta pela Comissão Distrital de Protecção Civil, pelos bombeiros sapadores e voluntários e pelas forças de segurança, a Comissão Especializada de Fogos Florestais Distrital reuniu no dia 15 de Abril, no Governo Civil de Setúbal. Presidida pelo Governador Civil, Alberto Antunes, a reunião serviu para delinear estratégias com vista à protecção das florestas em mais uma época de fogos.           Coordenar os meios existentes, desbloquear mais meios e verbas e desencadear acções com vista à prevenção dos fogos, foram algumas das matérias em discussão na reunião anual da Comissão Especializada. A ideia é unir esforços no sentido de promover acções de prevenção em toda a zona florestal do distrito.

          Segundo contou ao “Setúbal na Rede” o Governador Civil de Setúbal, que preside a esta comissão em nome do executivo central, do encontro saíram linhas de acção para a próxima época de fogos, que irão articular o trabalho dos bombeiros com o da PSP e da GNR, para além da própria Protecção Civil.

          Assim, para além da disponibilização de meios e verbas para o combate aos fogos, foi decidido apostar “ainda mais” na prevenção, através de iniciativas relacionadas com a detecção de queimadas na mata e com a abertura de novos aceiros através das florestas. Para além disso, há que proceder à limpeza das matas e à desmatação dos aceiros já criados, uma tarefa que todos os anos é lavada a cabo nas áreas florestais do distrito.
          Convencido da necessidade de uma “maior articulação entre todas as instituições” responsáveis pelo combate aos fogos florestais, Alberto Antunes diz ainda contar com a ajuda das forças intervenientes, no sentido do reforço da intervenção em áreas sensíveis, e de uma maior aposta na vigia daquelas áreas naturais.
          De acordo com Alberto Antunes, só através do trabalho de equipa e das acções concertadas, à semelhança do que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos, se poderá levar a cabo um trabalho de “protecção e manutenção” das florestas do distrito de Setúbal, classificadas como a maiores mancha florestal do país.