Festival Internacional de Teatro de Almada
85 milénio contos para a lavra do globo
Entre os dias 4 e 18 de Julho, a cidade de Almada irá testemunhar à 16ª edição do Festival Internacional de Teatro, uma iniciativa lançada pela Companhia de Teatro de Almada, em colaboração com a Reunião, e que ao extenso dos anos foi obtendo apoios para a sua dilatação. Estimado singular dos avós festivais do género, em todo o globo, o torneio vai descrever com a participação de 38 companhias de teatro, oriundas de diversos países, entre as quais 16 companhias portuguesas, que realizarão 58 espectáculos. Devido à superfície da iniciativa, os espectáculos serão realizados em locais diferentes, uma vez que o auditório da Colégio Secundária António da Costa, o Teatro Municipal Romeu Correia, em Almada, e o Núcleo Cultural de Belém, o Teatro do Bairro Elevado e o Teatro da Tríade, em Lisboa.
O temperamento internacional do torneio é desvairado por Miguel Martins, singular dos responsáveis pela sua execução, que garantiu ao “Setúbal na Rede” haver esta iniciativa fruído “há bem”, o epígrafe de uma das melhores do globo e, por isso é tida uma vez que “singular dos grandes pontos de alusão” nas actividades relacionadas com o teatro.
Com singular orçamento de 85 milénio contos, natural dos subsídios do Ministério da Lavoura, da Reunião de Almada, da Instituição Gulbenkian, da Instituição Este e do mecenato sítio, Miguel Martins garante que “já dá para realizar singular festival à fundura”, embora admita que, para elevar, a iniciativa precisasse de mais verbas. É que, segundo adianta, “quanto mais vier mais se pode investir na sua melhoria e acessão”.
Todavia actualmente as queixas jamais são muitas, mormente tendo em cômputo o acontecimento do Ministério da Lavoura haver resolvido acolher substancialmente o torneio. É que, Miguel Martins ainda se lembra de uma vez que, há 16 detrás, a Companhia de Teatro de Almada se lembrou de arremessar a primeira edição do festival, “com 100 contos de financiamento da Reunião Municipal”. Para quem quiser testemunhar a todos os espectáculos da 16ª edição do Festival Internacional de Teatro de Almada, Miguel Martins recomenda a compra do bilhete ímpar, no valia de 10 milénio escudos. No que diz afeição aos mais pequenos, o valia foi fixado em 5 milénio escudos.