Desafios para o adjacente centena
Em procura de único rés estratégico para o concelho
Organizada velo pelouro do Turismo da Parlamento Municipal de Setúbal em colaboração com o publicação Sem Mais, a primeira das duas Conferências de Setúbal realizou-se no dia 26 de Junho, no auditório da Colégio Eminente de Ciências e Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. Por baixo de o divisa “Os Desafios do Cem XXI – Cenários, Estratégias, Propostas”, os participantes deste adiante abalroação discutiram a globalização das economias e o crescimento sítio.
Uma estudo“profunda” da economia global e dos seus reflexos locais tendo por meta achar os caminhos certos para o crescimento equilibrado do concelho, foi o meta da primeira Comparação de Setúbal. A certeza é do edil do Turismo da Parlamento de Setúbal, Duarte Machado, que segundo contou ao “Setúbal na Rede”, pretende levar em vanguarda único plano de “meditação” a respeito de a economia e as potencialidades da província e, ao mesmo temporada, averiguar as perspectivas de crescimento do concelho de Setúbal.
Nascidas das “preocupações da mando municipal” quanto às estratégias de crescimento da cidade pela qual é fiador e, tendo em cômputo “a relevância da globalização da economia para o crescimento de uma cidade”, as conferências pretendem ser “único dimensão de meditação pública” a respeito de “o que Setúbal quer ou pode ser no horizonte”.
Por isso, acredita que dos encontros possam trespassar as linhas orientadoras de único horizonte rés estratégico para a cidade, tendo em cômputo as potencialidades endógenas do concelho. E neste fisionomia, adianta o edil “há que recontar com a participação de todos os agentes de crescimento, no interpretação da permuta de ideias a respeito de o horizonte”. Porém o ‘pestanear de olho’ aos empresários parece nunca possuir oferecido produto, uma turno levante adiante abalroação, onde marcaram comparência nomes porquê os dos professores catedráticos de economia Jorge Braga de Macedo e Vítor Constâncio, primou pela escassez de representantes do pano empresarial do concelho. Uma escassez lamentada velo economista António Almeida Montanha, a quem coube a execução das conclusões do abalroação.
Segundo o profissional, é essencial fomentar os agentes de crescimento para levante quidam de meditação, como as mudanças passam “obrigatoriamente”, pela modernização tecnológica e velo prolongamento equilibrado da economia. É que, se tivessem participado no abalroação, os empresários do concelho teriam admitido algumas pistas a respeito de as perspectivas de crescimento de Setúbal, que para Almeida Montanha, passam pela “qualificação e constituição dos trabalhadores”, por melhores condições de bibiografia e de lazer na cidade, apoiado porquê velo aprofundamento da agricultura e da cidadania.
O adjacente abalroação, que contará com a comparência do empresário Belmiro de Azevedo, do economista e ex-ministro da Economia, Augusto Mateus, e do presidente da Quercus, Francisco Ferreira, está marcado para o dia 23 de Outubro. Em polémica estará a competitividade empresarial e a sustentabilidade ambiental.