[ Edição Nº 91] – Região de Turismo homenageia personalidades e instituições.

0

Edição Nº 9127/09/1999

Segunda Semana da Costa Azul
Homenagem a personalidades e instituições

          No dia 23 de Setembro, a pousada do castelo de Palmela recebeu a Noite de Gala Costa Azul. A cerimónia foi considerada como o ponto alto da Semana da Costa Azul, uma vez que foram entregues os galardões da Região de Turismo de Setúbal a diversas personalidades e instituições, entre nomes propostos pelas autarquias e pela própria Região de Turismo.

Foram 17 os golfinhos Costa Azul entregues este ano, tendo a RTS decidido homenagear Luís Filipe Gomes, presidente do Grupo Navigomes; Filipa Vacondeus pela sua vida profissional no sector da gastronomia; Irene Gonçalves, que para além de gerir um restaurante foi membro do júri de Concursos Gastronómicos na Costa Azul; Idalécio Óscar da Silva, director do Hotel do Mar em Sesimbra; Idalino Lourenço dos Santos, profissional da restauração e ex-hoteleiro da Torralta e Francisco Lobo, ex- autarca e ex-presidente da Comissão Regional da Serra da Arrábida.

As outras personalidades e instituições contempladas foram propostas pelas Câmaras Municipais, o que levou o presidente da RTS, Eufrásio Filipe, a sublinhar o papel fundamental da parceria neste tipo de iniciativas. Referindo que o turismo é uma indústria “muito sensível e plural na sua diversidade de actividades”, Eufrázio Filipe acrescentou que, trabalhando em parceria “adoptamos os critérios plurais dos nossos parceiros”.

Mesmo assim, as câmaras da Moita e Santiago do Cacém, não propuseram nomes para a homenagem na noite de Gala Costa Azul, referindo não existir nenhuma pessoa a homenagear. Confrontado com esta questão, Eufrásio Filipe disse ao

“Setúbal na Rede”, ser um assunto a que só as respectivas autarquias poderiam responder. No entanto, justifica esta falta de nomeação ao referir que, eventualmente, esta homenagem teria sido entendida como sendo numa área específica do turismo, nas suas vertentes de hotelaria, gastronomia ou artesanato, quando “o turismo é tudo isso, mas também cultura, ambiente, animação ou desporto”.

Entre as personalidades homenageadas a pedido das autarquias, está Henrique Galvão Lopes, empresário de restauração em Alcácer do Sal, Carlos Silveira, presidente do conselho de administração da Silaroeira, em Almada, Elisabete Jacinto, campeã nacional de todo-o-terreno foi homenageada a pedido da Câmara do Montijo, o dirigente associativo Firmino Camolas, homenageado, a título póstumo por indicação da Câmara Municipal de Palmela, enquanto o fotógrafo Maurício Abreu recebeu o prémio por indicação da Câmara de Setúbal. Ao nível das instituições, entre as homenageadas está o Futebol Clube Barreirense; a Comissão de Trabalhadores da Torralta e o grupo de Metais do Seixal, Sesimbra propôs o Clube Naval de Sesimbra;

A segunda edição da Semana da Costa Azul, da responsabilidade da RTS em parceria com as autarquias e o tecido empresarial da região, decorreu este ano entre os dias 20 e 27 de Setembro em todos os concelhos do distrito, com mostras das potencialidades locais, como é o caso de artesanato, da gastronomia e do património.

Alexandra Abreu
[email protected]