No Dia para a Redução das Catástrofes
Protecção Civil de Setúbal faz balanço positivo
Formada há 15 anos, a Comissão Distrital de Setúbal do Serviço Nacional de Protecção Civil tem desenvolvido um bom trabalho de parceria com todas as entidades oficiais e particulares do distrito de Setúbal, no sentido de garantir a segurança das populações. A afirmação foi proferida pelo comandante Silvério Ferreira, responsável pela Protecção Civil de Setúbal, que no Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, garantiu ao “Setúbal na Rede” estar satisfeito com o trabalho efectuado ao longo dos últimos anos.
A “estreita relação” com todas as entidades que formam a Protecção Civil Distrital – desde as forças policiais às autarquias e às escolas – fazem com que o distrito de Setúbal disponha de “um bom serviço” de prevenção e de combate a catástrofes. Um trabalho que começa “pela prevenção” de modo a “evitar vítimas e estragos materiais” durante as ocorrências, o que para Silvério Ferreira, começa logo na escola.
Daí, a Comissão Distrital de Protecção Civil estar agora “envolvida na preparação” dos planos de emergência para todos os estabelecimentos de ensino do distrito. Mas como ‘não há bela sem senão’, neste balanço positivo continua a existir um problema que Silvério Ferreira considera “delicado”. Trata-se da falta dos planos municipais de emergência de Alcácer do Sal, Barreiro, Almada e Sines.
Embora saiba que estão já em fase de preparação, o responsável por esta gabinete garante que “quanto mais cedo melhor”, para evitar consequências para as populações. Tanto mais que a Protecção Civil está à espera destes planos obrigatórios há cerca de quatro anos.
Mas apesar destes atrasos, a Comissão Distrital de Protecção Civil considera frutuoso o trabalho desenvolvido em Setúbal, tal como acontece com o conjunto de actividades desenvolvidas a nível nacional, que pretendem “garantir segurança” aos cidadãos e “dar a conhecer os serviços”.
Foi nesse sentido que o Serviço Nacional de Protecção Civil comemorou oficialmente o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, que se assinalou no dia 13 de Outubro, com a inauguração de um site na Internet.
Assim, para além da divulgação das acções da Comissão Distrital de Protecção Civil no site do Governo Civil de Setúbal, os cidadãos poderão conhecer o papel que tem vindo a ser desempenhado pelas entidades que compõem a Protecção Civil nacional, no site já em funcionamento em