[ Edição Nº 94] – Espectáculo da Cáritas por Timor ficou muito aquém das expectativas.

0
Rate this post

Edição Nº 9418/10/1999

Espectáculo por Timor aquém das expectativas
Presidente da Cáritas apela à “causa nacional”

          O espectáculo promovido pela Cáritas Diocesana de Setúbal, no dia 16 de Outubro, com o objectivo de angariar fundos para a causa de Timor Loro Sae, ficou muito aquém das expectativas da organização. É que, numa sala prevista para cerca de mil pessoas, apenas compareceram cerca de uma centena.

Decepcionado com a fraca adesão do público ao espectáculo destinado a angariar fundos para construir casas em Timor Loro Sae, o presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Eugénio Fonseca, diz recear que “a questão de Timor comece a ficar esquecida”.

Até porque, segundo contou ao

“Setúbal na Rede”, para juntar aos cerca de cem contos apurados nesta iniciativa, que mobilizou gratuitamente dezenas de artistas da região, a Cáritas apenas conta com cerca de 451 contos de donativos depositados na conta aberta pela instituição há mais de um mês. Uma verba que anda muito abaixo das expectativas criadas e que, segundo Eugénio Fonseca, poderá dever-se “à sobreposição de iniciativas” sobre esta “causa nacional”.

Eugénio Fonseca apela aos cidadãos para que “não deixem morrer a causa de Timor Loro Sae”, já que no seu entender “agora é que o povo timorense precisa da ajuda dos portugueses” para reconstruir o território e erguer o país.

Convencido de que a falta de adesão do público se deve a “demasiadas iniciativas isoladas”, Eugénio Fonseca quer propor à Associação de Municípios do Distrito de Setúbal (AMDS) “uma parceria” na realização de acções tendentes à angariação de verbas para a construção de casas no território.

Assim, o presidente da Cáritas Diocesana quer reunir ainda esta semana com o presidente da AMDS, Carlos de Sousa, e com diversas entidades oficiais e particulares do distrito, no sentido de criar uma campanha para a construção de um bairro inteiro em Timor Loro Sae, “a quem se podia dar o nome de Setúbal”, acrescenta.

E para ter a certeza de que a causa timorense “não será arredada do coração dos portugueses”, o presidente desta instituição particular de solidariedade social promete desenvolver mais acções sobre Timor Loro Sae, o seu povo e as suas tradições, durante a Semana Entre Culturas, uma iniciativa a realizar em Setúbal entre os dias 8 e14 de Novembro.

[email protected]