[ Edição Nº 94] – Aprovada a criação da Associação das Regiões de Turismo do Alentejo.

0
Rate this post

Para melhor representação do litoral alentejano
Nasce uma Associação das Regiões de Turismo

       A Comissão Regional de Turismo da Região de Turismo da Costa Azul aprovou, no dia 15 de Outubro, a criação da Associação das Regiões de Turismo do Alentejo, da qual fará parte a RTS em representação dos quatro municípios do litoral alentejano. Uma aprovação por unanimidade que vem consolidar o projecto da criação de um instrumento de divulgação da marca Alentejo.

Constituída pela RTS e pelas regiões de turismo de Évora e de São Mamede, esta associação “nasceu da necessidade sentida pelas regiões de turismo e pelos próprios municípios” de se criar um instrumento jurídico “que permita a captação de financiamentos comunitários” necessários à divulgação do Alentejo e à sua promoção turística.

A novidade foi avançada ao “Setúbal na Rede” por Joaquim Pires, da Comissão Regional de Turismo da Costa Azul, para quem a unanimidade de votos representa “a ideia geral de que é necessário promover ainda mais os quatro municípios do litoral alentejano”. Dado o ‘pontapé de saída’ para a criação desta associação, agora resta esperar pelo andamento da burocracia quanto à formação oficial desta associação.

Questionado sobre se o nascimento desta associação poderá causar ‘entraves’ ao trabalho que a RTS tem vindo a efectuar na divulgação turística dos quatro concelhos do litoral alentejano, Joaquim Pires rejeita tal possibilidade porque considera que as tarefas “complementam-se em todos os aspectos”.

E a este propósito recorda que a criação da associação foi também obre da própria RTS, que nos últimos anos “tem lutado” por uma maior promoção daqueles quatro concelhos “tal como o tem feito com os outros concelhos do distrito”.

E segundo adianta, a prova desta “promoção constante” está na quantidade de eventos realizados pela RTS e pelo número de iniciativas nacionais em que participa ao longo do ano. É o caso do Festival Nacional de Gastronomia, a decorrer em Santarém até ao dia 1 de Novembro, onde Setúbal “está representada por uma tasquinha” com gastronomia tradicional.

A afirmação é do vice-presidente da RTS, Ezequiel Lino, que se diz satisfeito com as representações deste organismo fora do distrito. E neste rol de “acções promocionais” destaca ainda a Semana Gastronómica da Costa Azul, que decorreu entre os dias 12 e 17 de Outubro no hotel Altis, em Lisboa.

Uma iniciativa privada a que a RTS “aderiu com muita satisfação”, na medida em que se tratou de uma “grande acção de divulgação” regional, acrescenta Ezequiel Lino. Durante a Semana Gastronómica da Costa Azul, foram dados a conhecer e a provar diversos práticos tradicionais dos concelhos do Seixal, Palmela, Santiago do Cacém, Alcochete e Sines.