[ Edição Nº 106] – Governo vai investir milhões na recuperação do litoral alentejano.

0

Para requalificar o litoral
Governo vai investir milhões na região

          Cerca de 40 milhões de contos de investimento e a elaboração dos POOC’s, planos de ordenamento da orla costeira, até ao final do ano, foram as duas promessas do ministro do Ambiente, José Sócrates, durante a visita efectuada a Grândola e a Santiago do Cacém. A medida foi tomada como mais um passo decisivo na requalificação do litoral da região.

“Devolver o litoral aos portugueses” foi a ideia chave das promessas de José Sócrates que no dia 7 de Janeiro visitou as zonas de litoral dos concelhos de Grândola e de Santiago do Cacém para assistir às demolições em curso naquelas zonas e para tomar conhecimento dos projectos municipais de requalificação em curso.

No encontro promovido com autarcas do litoral alentejano, o ministro aproveitou para anunciar a ideia governamental de devolver o litoral aos cidadãos depois deste ser recuperado do ponto de vista ambiental e do ordenamento. Por isso, disse que o Governo está disposto a investir cerca de 40 milhões de contos em obras de reclassificação das orlas costeiras.

Mas para que isso aconteça, o ministro do Ambiente diz ser essencial acelerar a elaboração do POOC de Setúbal, pelo que promete ainda que este e todos os outros planos atrasados deverão estar prontos até ao final do ano.

Crente de que os primeiros passos para a requalificação têm vindo a ser dados ao longo dos últimos anos “demolindo o que houver para demolir”, o ministro garantiu também que a decisão governamental de investir nesta área é a prova de que o executivo central “está empenhado em valorizar este património”.

Considerando ainda que a disposição governamental para esta área representa “um indício claro das prioridades para o litoral”, Sócrates reafirmou também todo o apoio institucional no processo tendente à actuação do poder local em benefício do ordenamento do território e da protecção do ambiente nas faixas litorais abrangidas pelo POOC.