[ Edição Nº 125] – Câmara de Setúbal promove festival dedicado ao marisco.

0
Rate this post

Edição Nº 12522/05/2000

Para divulgar potencialidades do concelho
Setúbal promove Festival do Marisco

          A Câmara Municipal de Setúbal vai promover, pela primeira vez, um festival gastronómico exclusivamente dedicado ao marisco da região. Trata-se de uma iniciativa do pelouro do Turismo dirigido pelo vereador social democrata Duarte Machado, com, o intuito de dar continuidade à divulgação turística das capacidades gastronómicas do concelho.

Entre os dias 26 e 28 de Maio, a avenida Jaime Rebelo, à beira do rio Sado, será palco para espectáculos tradicionais e várias mostras de gastronomia onde o marisco irá dominar os pratos a concurso nas cerca de uma dezena de tasquinhas em representação de oito restaurantes concorrentes.

A ideia partiu do pelouro do Turismo, cujo responsável, o vereador Duarte Machado, garantiu ao

“Setúbal na Rede” vir esta iniciativa “no seguimento de acções como o Festival das Caldeiradas” e antecedendo outras previstas para este ano, como é o caso dos festivais da sardinha, da mostra de gastronomia do Sado e da mostra de queijos, vinhos e doces de Azeitão.

Um conjunto de iniciativas que pretendem “chamar a atenção do público em geral e dos potenciais turistas” para as capacidades do concelho ao nível da gastronomia tradicional, uma vez que este é “um dos mais importantes produtos turísticos da região” e um dos sectores de maior peso na economia do distrito.

A prova da importância deste sector parece estar na rápida adesão dos restaurantes do concelho que, segundo o vereador, aderiram de imediato à iniciativa embora esta não preveja quaisquer prémios para os melhores classificados no Festival. Crente de que os cerca de 4 mil contos de orçamento previsto para o Festival do Marisco serão bem gastos, Duarte Machado garante que este tipo de iniciativa significa “uma mais valia” para a divulgação do concelho junto da Área Metropolitana de Lisboa.

O Festival do Marisco, apresentado publicamente no dia 17 de Maio, irá decorrer durante três dias com mostras gastronómicas e animação cultural, através de exposições sobre a actividade marítima, da recriação de algumas figuras típicas ligadas à borda d’água e de diversos espectáculos de música tradicional.


[email protected]