Aumento da água em Setúbal
No final do mês de Abril, o Partido Socialista voltou a apresentar em sessão da Câmara Municipal de Setúbal uma proposta de aumento do tarifário da água.
Para quem não se lembra, em 28 de Março, Mata Cáceres apresentou uma proposta de aumento da água no valor de 7%. Com uma proposta que previa aumentos 3 vezes e meia superiores à taxa de inflação prevista para o ano 2000, os vereadores do PSD e da CDU chumbaram a dita proposta. Depois de inúmeros insultos contra os vereadores do PSD, o Presidente da Câmara veio justificar-se perante a opinião pública, argumentando que as contas estavam erradas.
Este aumento, que o PS pretendia impor, ia muito além da aplicação da fórmula contratual contratada com as Águas do Sado em 1997 e por isso inaceitável para os consumidores.
Em 28 de Abril, Mata Cáceres voltou a apresentar outra proposta, mas que no essencial era igual à anterior. De facto, se bem que com uma fundamentação e uma argumentação diferentes, o aumento de 7% voltava a ser proposto.
Nessa reunião da Câmara Municipal, após longa discussão, foi aprovada, por unanimidade, uma proposta dos vereadores do PSD que propunha a retirada da proposta apresentada por Mata Cáceres e que fazia com que se aplicasse a fórmula contratualizada com empresa Águas do Sado. Assim, graças a esta proposta do PSD, em vez da água aumentar 7%, conforme pretendia Mata Cáceres, o aumento da mesma será só de 4%.
Continua a ser um aumento superior à taxa de inflação, mas a Câmara estava obrigada a este aumento por força do contrato celebrado com as Águas do Sado. Contrato este que foi aprovado em 11 de Novembro de 1997, com os votos favoráveis do PS e contra do PSD e da CDU. Aliás, o PSD avisou para a gravidade desta situação, mas na altura o PS tinha maioria absoluta dos votos o que lhe permitiu aprovar este contrato mesmo assim.
Felizmente já não tem essa maioria absoluta e a força da razão dos vereadores do PSD, permitiu que a proposta do PS não fosse aprovada e como tal os consumidores não foram sobrecarregados com um aumento de 7%.
Pode Mata Cáceres enviar os panfletos que quiser para casa dos setubalenses que ninguém esquece que ele queria aumentar a água em 7% e só não o fez porque os partidos da oposição não lho permitiram.